CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/06/2019

    Após 30 anos, Japão voltará a praticar caça comercial de baleias

    No dia 1º de julho, cinco navios iniciarão a caça dos animais na região costeira do Japão e depois partirão para águas internacionais

    NAVIO JAPONÊS CAÇA BALEIAS MINKE (FOTO: AUSTRALIAN CUSTOMS AND BORDER PROTECTION SERVICE)
    Pela primeira vez após 30 anos, o Japão retomará a caça comercial de baleias em suas águas territoriais a partir do próximo mês. A nação também saiu este ano da Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês), firmada em 1946 para a conservação desses mamíferos marinhos.

    No dia 1º de julho, cinco navios partirão de Kushiro, na ilha japonesa de Hokkaido, para na região litorânea do país até agosto. Depois, a embarcação irá até águas internacionais para caçar baleias da espécie minke até outubro. 

    No Japão, a caça comercial das baleias foi banida desde acordo estabelecido em 1982, que tinha como objetivo diminuir a atividade até que o número de espécies aumentasse. Porém, desde o banimento, a entidade estima que foram mortas cerca de 32 mil baleias no país, já que o Japão ainda continuou a atividade sob a alegação de “caça para fins científicos”.

    Em 1986, mais de 80 países assinaram um acordo para interromper a caça às baleias, embora países como a Noruega, Rússia e Islândia ainda continuassem a usar os animais para pesquisas científicas.

    Fonte: Revista Galileu



    Imprimir