CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/05/2019

    COSTA RICA| Câmara de Vereadores participa e é homenageada durante desfile cívico em comemoração aos 39 anos do município

    ©DIVULGAÇÃO
    O desfile cívico marcou a comemoração dos 39 anos de emancipação político-administrativa de Costa Rica – MS. O evento reuniu diversas entidades da sociedade civil que apresentaram um pouco da cultura e tradição costarriquense e homenagearam as personalidades do município.

    Com o tema “Nos trilhos do desenvolvimento, caminhando passo a passo com o Poder Legislativo” a Escola Estadual José Ferreira da Costa homenageou a Câmara Municipal de Costa Rica. Vereadores e ex-vereadores foram representados pelos alunos que apresentaram durante o desfile atos importantes da Casa de Leis. 

    A Fanfarra Denner Paes, da escola José Ferreira da Costa, abrilhantou o desfile e conduziu os alunos e os atuais vereadores. O estudante Renan Predigér conduziu o pelotão composto pelos vereadores atuais que legislam em nome da população de Costa Rica: o presidente, Averaldo Barbosa da Costa (MDB); vice-presidente, Rayner Moraes Santos (PR), 1º secretário, Jovenaldo Francisco dos Santos (PSB); 2º secretário, Claudomiro Martins Rosa (PSD); Ailton Martins de Amorim (MDB); Artur Delgado Baird (PSC); José Augusto Maia Vasconcellos (DEM); Lucas Lázaro Gerolomo (PSB); Ronivaldo Garcia Cota (PSDB); Rosângela Marçal Paes (PSB) e Waldomiro Bocalan (PDT) que participaram ativamente do desfile realizado no Centro de Eventos Ramez Tebet. 
    ©DIVULGAÇÃO
    O presidente do Legislativo, Averaldo Barbosa da Costa, destacou, em nome de todos os edis, o sentimento de gratidão por receber a homenagem da escola. “Foi um dia memorável! Vemos todo o afinco da direção da escola da José Ferreira da Costa em mostrar um pouco do trabalho que a Câmara presta para nossa sociedade, e isso é muito gratificante. Fico ainda mais feliz em saber que a escola leva o nome do meu avô “José Ferreira da Costa, que foi o fundador de Costa Rica, e exatamente no ano que eu estou na presidência desta Casa, então para mim é uma felicidade dupla ter participado e representado esta escola”, destacou o edil agradecendo a diretora adjunta da escola, Maria de Fátima Gomes Maia, a diretora Liliane Carrijo Gomes Meneses, professores, servidores e alunos da escola.

    Várias autoridades prestigiaram o evento que, segundo a organização, reuniu mais de 5 mil pessoas. Marcaram presença o anfitrião do evento, prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB), acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Áurea Maria Frezarin Rosa, o vice-prefeito Roberto Rodrigues, o promotor de Justiça Bolívar Luís da Costa Vieira, no ato representando o Poder Judiciário, os deputados Estaduais Eduardo Rocha (MDB) e Antônio Vaz (PRB), e o ex-deputado Estadual Junior Mochi (MDB), Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Polícia Técnico Científica, PMA – Polícia Militar Ambiental -, Polícia Militar, toda a equipe de governo composta por secretários, subsecretários e assessores, diretores e coordenadores das escolas estaduais e municipais, além de empresários do município.

    “Quero parabenizar a organização, ao prefeito Waldeli, por proporcionar esse momento que mostra a história e de tudo aquilo que temos em Costa Rica. Como toda a população viu, todas as secretarias representadas por cada uma das escolas mostrando um pouco da administração municipal. A participação da nossa sociedade realmente foi maciça e isso significa que eles estão realmente satisfeitos com aquilo que a administração pública tem executado”, finalizou Averaldo Barbosa.

    Um pouco da história do Legislativo costa-riquense

    Os três primeiros vereadores por Costa Rica, na época ainda distrito de Camapuã-MS, foram: Sr. Antônio Gonçalves de Almeida, representado pelo aluno Jonata Emanuel Ferreira de Oliveira; Sr. Simino Jorge de Oliveira, representado pelo aluno João Victor Oliveira da Silva, e Sr. João Gomes Sobrinho, vereador representado pelo aluno Lucas de Souza Macedo. Os três parlamentares se tornaram a voz da população por uma luta incessante para a emancipação política do nosso município, desmembrando Costa Rica do município de Camapuã no dia 12/05/1980.

    Após emancipação, o município se desenvolveu supreendentemente, sendo necessária a ampliação da Escola Estadual José Ferreira da Costa; que hoje conta com mais de 1200 alunos, doze salas de aula, área administrativa, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, além de uma equipe preparada, que faz a diferença e confia no sucesso dos seus alunos.

    Apresentando como objetivo: ofertar um ensino eficaz, seguro e responsável, respeitando a dignidade e os direitos dos alunos, pais e comunidade escolar, a escola realiza seu trabalho dentro dos preceitos da nova proposta educacional de nove anos, com a inclusão de crianças desde os sete anos de idade ao Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.

    Em 1983 foi constituída a Câmara Municipal de Costa Rica, esta Casa de Leis, tem como meta legislar com a população e pela população. O legislador tem a força de lutar, reivindicar, buscar caminhos e abrir portas para as soluções dos problemas, representando com honra a população.

    Para representar os Presidentes da Câmara Municipal que tanto fizeram pelos cidadãos costarriquenses desfilaram: o aluno Darlysson Silva, homenageando o Presidente Sr. Kendi Nakai – In Memoriam; Francisco Ítalo, homenageando o Presidente Sr. Adair Tiago de Oliveira; Vitor da Costa, homenageando o Presidente Sr. Lourenço Filisbino Paula; Higor Gustavo, homenageando o Presidente Sr. Laurindo Correia de Oliveira; Gustavo Melgaço, homenageando o Presidente Sr. Julio Correia Rodrigues; Rafael Carlos, homenageando o Presidente Sr. Benoni Martins Carrijo; Rihan Rodrigues, homenageando o Presidente Sr. João Martins Coelho – João Mamão; Murilo Fortes, homenageando o Presidente Sr. João Carlos de Oliveira – In Memoriam; Luciano de Castro, homenageando o Presidente Sr. Ivan da Cruz Pereira - Xixi; Brenner Ferreira, homenageando o Presidente Sr. Ivanildo Ferrari - Didão; Fabricio Lacerda, homenageando o Presidente Sr. Lucas Lázaro Gerolomo; Gustavo Henrique, homenageando o Presidente Sr. José Augusto Maia Vasconcellos; Danilo de Carvalho, homenageando o Presidente Sr. Averaldo Barbosa da Costa.

    No período de 1983 a 1988, o Poder Legislativo autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar: O Sistema de Televisão Local, Via Satélite; Construção do primeiro Centro de Saúde; Pavimentação asfáltica; Criar o serviço autônomo de água e esgoto – SAAE; Construção e instalação da torre para Central telefônica de Costa Rica.

    O aluno Cristiano da Rosa Santos apresentou os vereadores eleitos de 1983 a 2016; Vitor Hugo, recordou o Vereador Sr. Vilson Garcia Paes; Lucas Marques, recordou o Vereador Sr. Claudionor Martins Carrijo; Douglas Eduardo, recordou o Vereador Sr. Edmundo Souza da Costa – In Memoriam; José Cassio, recordou o vereador Sr. Sebastião Narcizo Lacerda – Tião Totó; Guilherme Campos, recordou o vereador Sr. Anizio Sobrinho de Andrade; Gabriel Ferreira, recordou o vereador Sr. José Divino Francisco da Silva; Rian Gabriel, recordou o vereador Sr. José Edson Narcizo Gonçalves; Fernando Junior, recordou o vereador Sr. Alcides Longhi de Godoy; Marcos Figueiredo, recordou o vereador Sr. Irini Gilberto Marcheti; Elias Pevanti, recordou o vereador Sr. Evaldo Pereira Mesquita; Vicente Nunes, recordando o vereador Sr. Wilson Matheus; Marcelo Pereira, recordou o vereador Sr. Osvaldo Martins de Jesus - Loro; Maurício Rodrigues, recordou o vereador Sr. Hildebrando Alcântara; Amaury Negrão, recordou o vereador Sr. Raul Resende Carvalho; Jáine de Souza, recordou o vereador Sr. Atair Martins Paniago; Valdenor Santos, recordou o vereador Sr. Edmundo Barbosa da Costa; Jairo de Jesus, recordou o vereador Sr. Joaquim Alcides Carrijo - Caquim; Katlyn Eduarda, recordou a vereadora Sra. Aurea Maria Frezarin Rosa; João Victor, recordou o vereador Sr. Ibio Antonio Correa; Vitor Eduardo, recordou o vereador Sr. Acir Ferreira; Amanda Ribeiro, recordou a Vereadora Sra. Evair Gomes de Oliveira; Marcos Deyverson, recordou o vereador Sr. Moacir Justino de Almeida; Uicson Freire, recordou o vereador Sr. José Paulino Garcia.

    “Educação é um trabalho solidário. Ninguém faz educação sozinho”. É com este pensamento que o Legislativo Municipal, procura melhorias para qualidade do ensino ofertado aos estudantes das escolas de Costa Rica. Com sentimento de orgulho, os vereadores buscam recursos e proporcionam desenvolvimento ao município. Autorizaram a criação da Biblioteca Municipal “Carlos Drummond de Andrade”; a instalação da APAE; Deram início à fundação do Fórum desta Comarca e da empresa de Correios e Telégrafos; Autorizaram a criação do Parque Municipal de Costa Rica e da Lage; Autorizaram o desmembramento de áreas para urbanização; e autorizaram a organização do sistema municipal de defesa do consumidor – PROCON.

    O aluno Renan Predigér apresentou os atuais vereadores eleitos do município, que legislam em nome da população de Costa Rica.

    Um pouco da história da Escola Estadual José Ferreira da Costa

    A Escola Estadual José Ferreira da Costa juntamente com a Câmara Municipal de Costa Rica apresentou durante o Desfile Cívico em comemoração ao 39º Aniversário de Costa Rica o tema: “Nos trilhos do desenvolvimento, caminhando passo a passo com o Poder Legislativo”.
    ©DIVULGAÇÃO
    Em 1997, iniciou-se as atividades educacionais da “Escola Estadual José Ferreira da Costa” motivo de orgulho para a população de Costa Rica, que por ter a sua frente homens valorosos como Sr. João Gomes Sobrinho, que tinha uma visão a frente de seu tempo, ele percebia o potencial do distrito, o desenvolvimento e o crescimento populacional, e com esse pensamento travou uma luta incansável por quatro longos anos, buscando em Cuiabá o apoio de autoridades para atingir seu maior objetivo: a construção de uma nova escola para atender as futuras gerações do município.

    A referida escola iniciou com apenas seis salas de aula e por contar com profissionais que desempenham um trabalho voltado para o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo, comprometidos com o futuro dos alunos, a mesma foi ganhando protagonismo na sociedade, sendo necessária sua ampliação.

    Para finalizar o desfile da escola, a equipe da Escola Estadual José Ferreira da Costa, juntamente com a diretora Adjunta Maria de Fatima Martins Gomes Maia e a diretora Liliane Carrijo agradeceram a presença da comunidade costarriquense, aos alunos, professores e funcionários por representarem com sucesso a Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica.





    Por: Cassiane Mews



    Imprimir