CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/05/2019

    BATAGUASSU| Secretaria Municipal de Saúde realiza Dia “D” de vacinação contra vírus Influenza (gripe H1N1)


    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado, 4 de maio, o Dia “D” de vacinação contra vírus Influenza (gripe H1N1). A imunização que atenderá os grupos prioritários será desenvolvida das 9 às 17 horas (horário de Brasília), na sede da Secretaria (Avenida Porto XV de Novembro, 775). No Distrito de Nova Porto XV, a vacinação ocorre na Estratégia da Saúde da Família (ESF) Emiko Resende seguindo o mesmo horário.

    Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a vacina é uma das formas mais eficazes de se evitar casos graves e mortes provocadas pela gripe. “Lembrando que para receber a vacina, é preciso apresentar a caderneta de vacinação”, comenta.

    Maria Angélica frisa que na mobilização, que é nacional, serão atendidos pessoas que fazem parte do grupo prioritário, ou seja, crianças (6 meses a menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade e funcionários; portadores doenças crônicas e condições especiais.

    A campanha prossegue até o dia 31 de maio.

    Prevenção

    Além da vacina, as seguintes medidas são recomendadas como preventivas contra a gripe como higienizar as mãos com água e sabão; ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, após de usar o banheiro, antes de comer, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas).

    Outra recomendação é manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

    Por: Bianca Lima


    Imprimir