CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    03/05/2019

    BATAGUASSU| Profissionais de educação recebem capacitação em combate à depressão, automutilação e suicídio de alunos

    Atividade faz parte do projeto “Valorização da Vida” desenvolvido em Campo Grande

    ©DIVULGAÇÃO
    Professores, coordenadores e diretores de escolas municipais participaram na última segunda-feira, dia 29 de abril, no período da manhã, na sede do Instituto Mirim de uma capacitação voltada a identificar alunos em situações de risco no que se refere a quadros de depressão, automutilação e intenções suicidas.

    Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale, a atividade faz parte do projeto “Valorização da Vida” desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do município de Campo Grande.

    Regina explicou que a capacitação foi proposta aos profissionais de Bataguassu devido registros de alunos que tem passado por esses tipos de situações de risco, em especial, casos de automutilação.

    “Através da parceria com a Prefeitura de Campo Grande conseguimos proporcionar essa importante formação aos nossos profissionais, que busca ter um olhar diferenciado dentro da sala de aula, identificando esses conflitos em nossos alunos e conseguindo ter um direcionamento sobre como proceder nesses casos”, comentou ela.
    ©DIVULGAÇÃO
    Durante a atividade conduzida pelas psicólogas Maria de Fátima Vaz dos Santos e Liara Barbosa Vieira Nogueira; e pela professora Mônica Cristina Silvano foram repassadas noções de como perceber situações de sofrimento entre os alunos e como acolhê-los.

    Sobre o projeto, a superintendente de Gestão e Normas da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, Alélis Izabel de Oliveira Gomes, presente na atividade, disse que o “Valorização da Vida” tem como objetivo detectar situações de risco entre os alunos e poder ajudá-los e retirá-los do sofrimento.

    “Esses casos decorrem normalmente de violência sexual, física e do abandono dentro dos lares. Essas crianças e jovens estão nos quartos, reféns dentro das casas quando pais saem para trabalhar ou quando estão em casa e não recebem atenção”.

    Alélis salientou que o projeto despertou o interesse de outros município e estados por conta dos bons resultados alcançados em Campo Grande. A superintendente lembrou da importância da atuação de um psicólogo (a) em apoio as instituições escolares.

    Sobre o assunto, a secretária municipal de Educação Regina expôs aos presentes que uma nova psicóloga será contratada pela administração municipal e passará a atender a Semec semanalmente. “Conseguiremos com essa profissional fazer um acompanhamento desses alunos bem como seus familiares em casos necessários”, finalizou.


    Por: Bianca Lima


    Imprimir