CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/05/2019

    BATAGUASSU| Lote urbanizado beneficia 25 famílias em Nova Porto XV

    Contratos foram assinados ontem, dia 30 de abril, em ato realizado no Distrito

    ©DIVULGAÇÃO
    O sonho da casa própria começa a se tornar realidade para famílias do Distrito de Nova Porto XV com a assinatura de contratos do projeto Lote Urbanizado. A partir de agora, os beneficiários já podem dar início a construção de suas moradias com a entrega de 25 bases construídas através da parceria entre Prefeitura de Bataguassu e Governo do Estado, por meio da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab).

    A solenidade de assinatura foi desenvolvida ontem, dia 30 de abril, no Centro de Eventos "Bel da Reta A-1" e reuniu autoridades municipais e contemplados do programa.
    ©DIVULGAÇÃO
    Durante o evento, a secretária municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres destacou a alegria de poder participar da realização de um sonho. "O lar é algo sagrado e precisa ser cuidado. Espero que todos consigam construir suas casas e viver de forma digna com suas famílias", disse ela. 
    ©DIVULGAÇÃO
    O prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB) comentou sobre a importância da parceria entre município e Governo do Estado principalmente devido à ausência de investimentos federais na área habitacional. "O projeto é importante e traz dignidade aos contemplados. Só temos a agradecer a parceria", destacou o prefeito, que é presidente da Assomasul. 

    Caravina lembrou que a administração municipal retomou a partir de recursos próprios a construção de dez casas localizadas no Distrito que estavam paralisadas [moradias fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida Sub-50 do Governo Federal] e pediu a presidente da Agehab, presente no ato, que o Governo lance novos projetos habitacionais para adesão dos municípios.

    A diretora presidente da Agehab, Maria do Carmo Avessani Lopes, por sua vez, enfatizou que a próxima etapa que consiste efetivamente na construção das moradias é um "desafio" a se enfrentado pelas famílias. "Este programa é para famílias que tem alguma capacidade de investimento. A partir de agora, é a hora de vocês mostrarem o empenho de vocês para cumprirem com a etapa de construção dessas moradias", salientou. 

    Maria do Carmo lembrou da soma de esforços entre município e Governo do Estado para oferecer novas moradias à população. "Receber o lote e a base sem custo algum é um grande passo para quem sonha em construir a casa própria. Essa parceria dos municípios com o Governo do Estado só traz benefícios para a população".

    Ela também parabenizou a administração municipal pela retomada das dez casas inacabadas e enfatizou que no país existem atualmente 44 mil moradias de projetos do Governo Federal que não foram concluídas. 

    A diretora presidente da Agehab reforçou ainda que no que se refere ao Lote Urbanizado, os contemplados receberão apoio técnico da Agehab e de engenheiros da prefeitura na construção das moradias e que se for de interesse do morador, existe a opção de financiar o telhado da casa através do Governo do Estado, de forma facilitada.

    Estiveram presentes na atividade, o subprefeito do Distrito de Nova Porto XV, Jaime Aragão; os vereadores Maurício do XV e Cleyton Rodrigo da Silva, ambos representantes da área; o chefe do Núcleo Municipal de Habitação, Luciano Fernandes Gonçalves além de servidores públicos municipais. 

    PROJETO

    O programa Lote Urbanizado atende famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham sido beneficiados em nenhum Programa Habitacional Federal, Estadual e Municipal.

    No processo, o município participa com o terreno e assistência técnica; o Estado constrói a base da casa e o cidadão dá continuidade na construção de sua moradia.

    Para participar primeiramente o pretendente tem que realizar o cadastramento no sistema de inscrição da Agehab, e após passar pelo processo de seleção os mesmos serão chamados e deverão comprovar em documentos que possuem condições financeiras para adquirirem os tijolos e os cimentos até o respaldo.

    O prazo para a conclusão da moradia é de até 24 meses, ou seja, dois anos, e, somente com a conclusão da obra é que a mesma poderá ser habitada.

    Em Nova Porto XV, as bases de 42,56 m² cada foram executadas pelo Governo do Estado e comportam dois quartos, sala/cozinha e banheiro. O investimento é de R$ 220.028,72 mil por parte do Estado.

    Bataguassu também foi contemplado com o projeto. As 50 bases de casas foram entregues no ano passado para as famílias e ficam localizadas no Conjunto Habitacional Jardim Santo Antônio. Parte das casas já foram construídas e estão habitadas. Foram investidos por parte do Governo R$ 531 mil.




    Por: Bianca Lima


    Imprimir