CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/04/2019

    IVINHEMA| Sanesul lança nota sobre qualidade de água oferecida aos consumidores

    Sanesul garante que investimentos em novas tecnologias e equipamentos garantem qualidade da água que distribui

    ©ILUSTRAÇÃO
    A Sanesul – Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul e que mantém atualmente operações em 68 municípios do Estado, tem investido em tecnologias inovadoras, produtos, equipamentos e em testes diários que asseguram a qualidade da água distribuída à população nas 128 localidades onde opera.

    A Companhia mantém os padrões de qualidade exigidos pela legislação brasileira que determina os parâmetros da potabilidade da água utilizada para abastecimento público e monitora com rigor, a captação, tratamento e distribuição de toda a água que fornece diariamente a seus clientes.

    A Empresa possui um laboratório Central onde processa as análises de maior complexidade e 10 Laboratórios Regionais onde são realizadas as análises de maior frequência. Para controle dos padrões de potabilidade da água, a empresa mantém além do laboratório central, localizado na capital outras dez regionais instaladas nas cidades de Aquidauana, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Nessas localidades são processadas mensalmente mais de 8 mil análises microbiológicas e físico químicas, que asseguram a manutenção dos padrões estabelecidos pela legislação.

    Além disso, em cada uma das localidades são realizadas analises de controle operacional. A Sanesul ressalta ainda que em nenhuma das análises realizadas em seus laboratórios, fora detectado qualquer vestígio de resíduos químicos ou grau de contaminação que pudesse superar o Valor Máximo Permitido (VMP) pela Portaria de Consolidação 5, anexo XX, do Ministério da Saúde. Como forma de garantir transparência, a Sanesul disponibiliza aos seus consumidores, o resultado de suas análises que é impresso nas contas de água enviadas às residências.

    O cidadão pode ainda acessar os dados a qualquer momento, no site da SISAGUA.

    A Sanesul considera que as recentes reportagens veiculadas na mídia utilizaram informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), mas, percebe-se claramente, de forma bastante superficial. O estudo como se sabe é amplo, complexo e exige avaliações mais aprofundadas e criteriosas por parte de todos os envolvidos e interessados.

    A Sanesul reitera seu compromisso com a qualidade da água que capta, trata e distribui e reafirma que seus laboratórios segundo rigorosamente todas as normas estabelecidas e que estão em vigor no país.

    ASSECOM



    Imprimir