CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/04/2019

    BATAGUASSU| VI Conferência Municipal discute garantias de direitos na área da Saúde

    ©DIVULGAÇÃO
    Com o tema “Democracia e saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde promoveram ontem, dia 15 de abril, no auditório do Ceja, a VI Conferência Municipal de Saúde.

    Convocada por meio de Decreto e realizada de quatro em quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde tem como objetivo discutir a elaboração de propostas que visam melhorias na área da saúde pública.

    Na abertura da solenidade, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paula Romão Dias agradeceu a presença de todos e destacou a importância da atividade para a construção do novo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Representando o Poder Legislativo, o vereador Renatinho salientou que a Conferência é um momento importante para que seja definido melhorias para o município no que se refere a área da saúde.
    ©DIVULGAÇÃO
    Em sua fala, a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, anfitriã no evento, enfatizou que o momento é de discutir as necessidades gerais para que as propostas sejam levadas para as esferas estaduais e federais e que sejam revertidas em melhorias aos usuários do sistema de saúde pública.
    ©DIVULGAÇÃO
    Já o prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) cumprimentou a todos os presentes e também lembrou sobre a importância da atividade no sentido de se obter novas ideias e saber os anseios da população para a área da saúde. “O momento é de trocar informações e repassar sugestões para podermos canalizar o que faremos para melhorar ainda mais os serviços de saúde de nosso município”, comentou.

    No que se refere a atual administração, Caravina destacou os avanços conquistados na área da saúde nos últimos seis anos. “Ampliamos a oferta de diversos serviços, realizamos melhorias estruturais nas unidades de saúde (reformas, ampliações, construções de sedes próprias), criamos novos órgãos de atendimento e conseguimos com o apoio de parlamentares e do Governo do Estado recursos para a estruturação de serviços anteriormente não oferecidos no município, tudo com o objetivo de melhorar o atendimento voltado a população”, salientou ele.

    EXPLANAÇÕES

    Após as falas, houve a leitura e aprovação do regimento interno; a apresentação do diagnóstico situacional da área no município feito pela secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso além da participação dos mascotes da saúde – Zé Gotinha, Maria Gotinha, Dengoso e Dentão.

    Houve ainda a presença de integrantes do projeto G Gente Fina, premiado nacionalmente pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde que tem como objetivo incentivar a prática da atividade física, o estímulo à uma vida saudável e a redução de doenças.

    Após a apresentação, foi desenvolvida a palestra magna com o tema “Saúde como direito” ministrada pelos apoiadores técnicos do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul, Ana Paula de Souza Araújo e Reinaldo Mendonça.

    Ana Paula destacou em sua fala que as conferências tem como objetivo formular propostas no âmbito dos municípios para que permeiem a elaboração do Plano Nacional de Saúde.

    A palestrante frisou que na etapa municipal, devem ser discutidas e analisadas as prioridades locais de saúde.

    Após a palestra, no período da tarde, os trabalhos foram retomados com a realização de debates, discussão dos eixos de trabalho por meio de grupos e desenvolvida a eleição de delegados que representarão Bataguassu na Conferência Estadual de Saúde, marcada para de 4 a 5 de junho. A etapa nacional, por sua vez será realizada entre os dias 4 a 7 de agosto deste ano.

    Estiveram prestigiando o evento, secretários municipais, o vereador Cleyton Rodrigo da Silva além de representantes das Secretarias Municipais de Educação e Cultura (Semec); Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres; usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e profissionais de saúde.

    Por: Bianca Lima



    Imprimir