CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/03/2019

    Ministério da Saúde envia 48 mil cadernetas de vacinação para Mato Grosso do Sul

    Ao todo serão 3,2 milhões em todo o país

    REPRODUÇÃO
    Mato Grosso do Sul deve receber até o final do mês de março 48.906 de Cadernetas de Saúde da Criança – Passaporte da Cidadania, do Ministério da Saúde. Ao todo serão distribuídos no país 3.277.186 exemplares do documento.

    De acordo com as informações, a distribuição das cadernetas começou em fevereiro, e o documento acompanha a situação de saúde de crianças até nove anos de idade.

    A base para a quantidade é a média de nascidos vivos no ano de 2017 registrados no SINASC (Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos. A distribuição das cadernetas nas maternidades públicas e privadas, e nas unidades de saúde da atenção primária é de responsabilidade dos gestores estaduais.

    Vale lembrar que, a caderneta é um instrumento de coordenação do cuidado. As informações de saúde registradas no documento permitem acompanhamento e compartilhamento dos profissionais com a família, facilitando a comunicação entre os serviços que cuidam da criança nos diversos níveis de atenção.

    A Política Nacional de Saúde da Criança prevê a disponibilização da “Caderneta de Saúde da Criança”, com atualização periódica de seu conteúdo (art. 9º do anexo X), bem como a sua distribuição gratuitamente a todas as crianças nascidas em território nacional.

    Por: Ana Paula Chuva


    Imprimir