CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/03/2019

    Deputado quer nova destinação para rejeitos de barragens em MS

    Intenção é que haja parceria entre prefeitura e empresas, para que rejeitos de minérios sejam reutilizados em outros projetos

    Deputados Lucas de Lima (SD) e Evander Vendramini (PP), durante sessão ©DIVULGAÇÃO/ALMS
    O deputado Evander Vendramini (PP) quer que a Prefeitura de Corumbá, em parceria com as empresas Vale e Vetorial, possam reaproveitar os rejeitos de minérios, das duas barragens que existem no município. A proposta foi apresentada por meio de indicação na Assembleia Legislativa.

    A intenção é que esta solicitação seja enviada ao prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB), assim como a direção da duas empresas. Ele alega que pode ser feitas parcerias entre os órgãos, para reutilização deste rejeito. “Há uma produtividade bastante intensa de produção de milhares de m³ de rejeitos que são estocados nas barragens de mineração daquela região”, citou.

    Ele alega que a técnica de armazenamento destes rejeitos, tem baixo custo para as empresas, mas segundo o parlamentar, pode propiciar elevada insegurança ao bioma do Pantanal. “Poderia viabilidade um estudo públicas com objetivo de se reaproveitar o uso de rejeitos de minérios”.

    O deputado cita que este material poderia ser usado na construção de casas habitacionais, para reduzir os custos dos projetos, assim como diminuir o impacto ambiental com o armazenamento destes rejeitos.

    Além de Evander, os deputados Herculano Borges (SD) e Lucas de Lima (SD), estiveram na semana passada em Corumbá, onde visitaram as barragens da Vale e Vetorial. O grupo vai produzir um relatório com os dados repassados pelos técnicos das empresas.

    Por: Leonardo Rocha



    Imprimir