![]() |
©DIVULGAÇÃO |
Para garantir a eficiência no trabalho de limpeza pública, a Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura está repassando orientações aos moradores quanto ao serviço de coleta de lixo e demais materiais desenvolvidos no município.
Segundo o titular da pasta, Francisco Lopes Cardoso Júnior (Júnior Batata), é muito importante o envolvimento da população para ajudar a manter a cidade limpa. “A população precisa fazer a sua parte, respeitar datas e acima de tudo não depositar qualquer tipo que seja de resíduos em vias públicas”, informa.
![]() |
©DIVULGAÇÃO |
Entre as orientações, Júnior comenta que a coleta de lixo orgânico (restos de comida e demais materiais de origem animal) é realizada três vezes na semana nos bairros e diariamente na área central do município.
Ele destaca que os moradores devem colocar esse tipo de lixo em frente as suas residências apenas nas referidas datas de coleta. “Grande parte do lixo ainda é depositado em locais impróprios e em horários errados. Corre-se o risco de animais degradarem os sacos, causando sujeira na via pública entre outros problemas. Pedimos que o lixo seja colocado na frente da residência apenas na data da coleta”, comentou o secretário.
O secretário lembrou ainda que o saco na cor azul fornecido pela empresa Morhena é direcionado apenas para o descarte de materiais recicláveis (garrafas pet, papel, papelão, caixas de leite, etc). “Em hipótese alguma, lixo orgânico deve ser descarto nesse tipo de saco”, salienta ele. “O morador deve estar atento a essa informação”, completa.
No que se refere aos terrenos, Júnior informa que os fiscais de postura do município com o apoio de servidores da Secretaria Municipal de Saúde estão supervisionando as áreas com mato alto e fazendo a notificação dos locais para que o proprietário realize a manutenção dos espaços em um prazo de dez dias. “Vale salientar que estão sendo praticadas a aplicação de multas em alguns casos”, frisa.
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Quanto aos materiais provenientes de sobras de construção ou de pequenas reformas, os resíduos são de responsabilidade do próprio morador.
Em Bataguassu, de acordo com o secretário, a partir de uma concorrência de concessão pública para terceirizar a coleta, transporte e destinação desse tipo de material, os serviços passaram a ser feitos por uma empresa local.
Júnior comenta que o valor do disk caçamba foi fixado em R$ 94,90 (por caçamba recolhida), sendo que famílias com renda total não superior a um salário mínimo e meio; e que se enquadrem em outros requisitos especificados pela Lei nº 2.517/2018, de 20 de julho de 2018, que dispõe sobre o Programa Cidade Livre de Entulhos, podem solicitar a não cobrança da taxa mediante comprovação desses requisitos e após parecer de profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Política para Mulheres.
“Antes de iniciar a obra, é importante que seja feito esse contato com essa empresa que é totalmente credenciada para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação correta e assim evitar o acúmulo de resíduos em via pública”.
Por: Bianca Lima

