CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/02/2019

    Projeto de Fábio Trad institui a Semana Nacional de Promoção do Bem-Estar Animal

    ©ARQUIVO
    Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2013) o Brasil apresenta a quarta maior população de animais de estimação. Cada vez esses animais dividem espaços com seus tutores no âmbito do lar, num comportamento tão próximo ao dos humanos.

    De acordo com vários estudos, ter um animal de estimação é um jeito de enfrentar a solidão nas grandes cidades, além desses bichinhos auxiliarem, e muito, na cura de doenças do corpo e da alma.

    Por esses e outros motivos, o deputado Fábio Trad (PSD-MS) apresentou na Câmara nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que institui a Semana Nacional de Promoção do Bem-Estar Animal a ser celebrada anualmente na primeira semana de dezembro.

    O projeto, protocolado sob o número 1201/19, tem vários objetivos, entre os quais incentivar a adoção racional por meio da conscientização quando às responsabilidades inerentes aos cuidados animais; estimular a organização de eventos para vacinação e vermifugação como ações de promoção da saúde pública; promover ações educacionais dirigidas à população em geral com o objetivo de disseminar informações sobre as necessidades dos animais quanto a atendimento veterinário e sobre as necessidades de dedicação de tempo e outros cuidados relacionados com seu bem-estar, reduzindo assim os casos de aquisição impulsiva de animais e posterior abandono.

    De acordo com o autor do texto, deputado Fábio Trad, infelizmente muitas pessoas adquirem um animal por impulso, sem levar em consideração alguns fatores extremamente importantes para se tomar essa decisão, como as características do bichinho, despesas com higiene, saúde física, alimentação e acomodações adequadas de acordo com o porte do animal.

    “Por isso é salutar uma semana anual de conscientização e promoção do bem-estar animal que, entre outras coisas, atue na promoção da compreensão, em nível nacional, das implicações e responsabilidades assumidas com a adoção ou aquisição de um animal de estimação no intuito de coibir os maus tratos e abandono”, justificou.

    A escolha da primeira semana de dezembro como a data para a realização da Semana Nacional de Promoção do Bem-Estar Animal se deu por conta da trágica morte do cachorro “Manchinha”, agredido nas dependências externas de uma rede de supermercados em Osasco, São Paulo, em dezembro de 2018. O fato ganhou repercussão nacional, trazendo à tona novamente a problemática dos maus tratos e descaso com os animais de estimação no país. 

    ASSECOM


    Imprimir