CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/02/2019

    MS tem maior crescimento do País no Índice de Gestão Estadual, aponta levantamento

    ©DIVULGAÇÃO
    Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento do País no Índice Geral dos Desafios da Gestão Estadual no período de 2007 a 2017, segundo levantamento da Macroplan. O resultado consta na 4ª edição do estudo Desafios da Gestão Estadual (DGE), divulgado no final do mês de janeiro.

    O levantamento destaca que a crise brasileira iniciada em 2014 representou a maior perda de Produto Interno Bruto (PIB) desde 1900 e que provocou um tsunami nas eleições de 2018, “varrendo do mapa” a maior parte das lideranças políticas dominantes desde a Nova República.

    “E sinalizou aos eleitos que [o eleitor] está impaciente com a má qualidade, a lentidão e o elevado custo dos serviços produzidos pelo Estado, além de pouco tolerante com os desvios éticos e a corrupção”, diz o documento de 197 páginas.

    Em Mato Grosso do Sul, o Governo renegociou as dívidas do Estado, redução de secretarias, de cargos de confiança e custo de contratos, reforma da Previdência estadual e aumento de imposto sobre supérfluos.

    Com essa economia, cumpriu os compromissos e investiu no que era prioritário para a população. “Mesmo enfrentando críticas, tomamos medidas duras, mas necessárias para gastar menos com o governo e investir mais nas pessoas, mantendo os salários em dia, cumprindo as obrigações e aplicando o dinheiro principalmente em saúde, segurança pública, educação e infraestrutura”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

    Na pesquisa, foram avaliados 32 indicadores de 10 áreas de resultado: educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social, condições de vida e institucional. Entre as 27 Unidades da Federação, Mato Grosso do Sul ficou na 9ª posição no IDGE Geral, com resultado 0,546, sendo que o IDGE varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desempenho do estado.

    Mato Grosso do Sul ficou entre os 10 primeiros colocados em 7 áreas: Infraestrutura (4º), Desenvolvimento Social (7º), Desenvolvimento Econômico (7º), Capital Humano (9º), Educação (10º), Juventude (10º) e Saúde (10º). Mas o destaque ficou principalmente na melhora dos indicadores ao longo dos últimos anos. Nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Desenvolvimento Social, por exemplo, Mato Grosso do Sul teve o maior crescimento do País em uma década e, nas áreas de Segurança Pública e Saúde, subiu, respectivamente, 15 e 10 posições no ranking dos estados no período de 10 anos. Já no quesito Transparência, o Estado, além de ter sido o que mais avançou em 2015, conquistou a nota máxima.

    Fonte: Midiamax
    Por: Mariane Chianezi 



    Imprimir