CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/02/2019

    Moradores bloqueiam Rio Paraguai em Porto Murtinho contra Cota Zero na pesca

    Economia local sobrevive da atividade pesqueira

    ©Toninho Ruiz
    Moradores e empresários de Porto Murtinho, distante 454 quilômetros de Campo Grande, fecharam a passagem pelo Rio Paraguai neste domingo (10) por volta das 16h e permanecem no local, a bordo de barcos.

    Segundo informações dos moradores, os empresários são contra o anúncio do Cota Zero para a pesca. Apesar do governo do Estado ter afirmado que deixará o decreto para 2020, não há nenhuma publicação oficial a respeito.

    Também existe, ainda, a possibilidade de reduzir a cota que atualmente é de 10 quilos, mais um exemplar e cinco piranhas para apenas cinco quilos de pescado.

    “Na verdade, a gente já sentiu o impacto da cota zero. Já tinha gente com pacote pago para pescar a partir de março, que é quando acaba a piracema, mas muita gente está cancelando a vinda para Porto Murtinho e pelo menos 70% da economia do município vem do turismo, pescadores, empresários e indígenas do Paraguai participam desta ação com o apoio da população que acompanham de perto a luta da classe”, disse um dos empresários ao jornal Porto Murtinho Notícias.

    No momento, não é permitida a passagem de nenhum navio pela cidade. Os moradores pretendem permanecer nas embarcações até que um posicionamento seja emitido pelo governo do Estado.

    Fonte: Midiamax
    Por: Evelin Cáceres



    Imprimir