CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/02/2019

    Está com o IPVA atrasado? Veja se isso pode trazer problemas!

    ©DIVULGAÇÃO
    Uma dúvida de quem está com o IPVA atrasado é se corre o risco de perder o carro. Entenda quais são as penalidades e como evitar ficar nesse sufoco. 

    Começo de ano as contas se acumulam e quem não se programa corretamente pode ter dificuldade de quitar todas elas. Quando isso acontece é bastante comum ver o IPVA atrasado e as pessoas ficam com receio de andar com o carro. 

    Se por um lado o carro é essencial para se locomover, deixar de pagar esse imposto vira uma preocupação e motivo para deixar o carro em casa. 

    A verdade é que esse imposto ainda gera dúvidas sobre a sua finalidade e quais são as penalidades para quem deixa de pagar, por isso resolvemos te ajudar com isso. 

    Para que serve o IPVA? 

    O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que serve para que o governo consiga arrecadar um valor para ser utilizado em obras e gastos públicos. 

    Do montante pago pelos motoristas, parte é destinado ao Estado e o restante vai para a prefeitura de onde o carro está registrado. 

    O valor é cobrado de todos os carros em circulação com menos de 20 anos - apesar dessa regra gerar algumas discussões - e pode ser pago à vista ou parcelado, conforme a disponibilidade em cada localidade. 

    O que acontece se ficar com IPVA atrasado? 

    Uma das grandes preocupações do motorista que não paga esse imposto em dia é ter o carro apreendido. 

    Se simplesmente deixar o IPVA atrasado não correrá o risco de ter o carro aprendido, porém, o não pagamento do imposto pode resultar em consequências que levam a essa ação. 

    Sem o pagamento do IPVA não se consegue fazer o licenciamento do veículo e aí é que está o perigo. 

    Se o carro não possui o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), quer fizer que ele não possui autorização para andar pelas ruas. Se ele for parado em uma blitz e não tiver a documentação em dia, pode ser aprendido. 

    Passando por essa situação os custos podem ser bem altos, pois será preciso pagar a multa por infração e ainda arcar com os custos do pátio em que o carro ficou guardado. 

    Outro problema é de ter o nome negativado. Nesse caso, não ocorre como nas empresas privadas, não há inclusão no SERASA ou SPC. O nome do proprietário é incluo na dívida ativa, uma execução fiscal. 

    Em qualquer um dos dois casos citados, se a pessoa não providenciar a regularização, ela pode perder o bem, pois esse pode ir a leilão. 

    Além disso, vale citar que o fato de ter o IPVA atrasado não impede a contratação do seguro de carro, mas no caso de precisar acionar a seguradora, pode ser preciso fazer essa regularização, então é bom se informar com a seguradora no momento da contratação. 

    Portanto, quem possui carro deve se atentar para pagar o IPVA atrasado, uma vez que pode chegar a perder o veículo pelos fatos que apresentamos. 

    Vale ressaltar que, quando esse imposto está atrasado, ele não pode ser parcelado e ainda sofre incidência de juros e multa, deixando o valor ainda mais alto. 

    A dica para quem não quer ter uma dívida, ficar sem seguro auto e nem preocupação com o IPVA atrasado é se organizar financeiramente, dessa forma não correrá nenhum risco e poderá andar tranquilamente pelas ruas. 

    Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org 



    Imprimir