CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    12/02/2019

    ‘Cassems Itinerante’ leva atendimento especializado à quatro municípios nessa semana

    O objetivo do programa é amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada.

    ©DIVULGAÇÃO
    O programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” completa seis anos de atendimento com médicos especialistas no interior do estado, neste ano. Desde a sua criação, em 2013, o programa já atendeu cerca de 33 mil pessoas, sendo que só em 2018 foram realizados mais de 8 mil atendimentos. A implementação desse atendimento especializado aconteceu após a Caixa dos Servidores perceber a carência de médicos especialistas no interior do estado. Dessa forma, o principal objetivo do programa é amenizar as dificuldades encontradas pela população do interior do Estado no acesso à medicina especializada, nos locais onde não há disponibilidade desses serviços na Rede Própria ou na Credenciada.

    Na quarta-feira (13), a cardiologista Rita Pinheiro atende em Coxim. O psiquiatra Leonardo Gomes atende em Coxim na sexta-feira (15) e no sábado (16). Ainda na sexta-feira, Nova Andradina recebe atendimento com a endocrinologista Samira Maria. No sábado (16), Corumbá recebe atendimento com a geriatra Aline Eloisa, o psiquiatra Antônio Carvalho e a neurologista Tatiane Novais atendem em Dourados. Também no sábado, o ginecologista Bruno Veit, a pediatra Suely Cristina e a geriatra Natalia Dela atendem em Jardim.

    A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que o sucesso das ações dependem da parceria dos profissionais de saúde em aceitar o deslocamento para realizarem os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”.

    A beneficiária Orcilene Ajala foi atendida pelo programa em Jardim. Ela conta que teve uma experiência positiva, “o atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”.

    Atendida em Sidrolândia, Jessica Diolindo levou o filho para se consultar e, assim como boa parte dos atendidos pelo programa, ela destaca a facilidade de ter o atendimento perto de casa. “Eu gostei muito do atendimento, principalmente por que a gente não precisa se deslocar até Campo Grande. É muito cansativo, principalmente para o bebê. Então, o atendimento vir até aqui é muito bom”, pontua.

    O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, lembra que a falta ou a má distribuição de médicos, que tem sido tema de debates nacionais, levaram a Caixa dos Servidores a criar o programa. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, ressalta.

    ASSECOM



    Imprimir