CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/02/2019

    BATAGUASSU| Para evitar deficiência de vitamina A, Secretaria de Saúde prossegue com suplementação em crianças

    Desde 2016, doses são oferecidas de forma gratuita a crianças de seis meses a cinco anos

    ©DIVULGAÇÃO
    A vitamina A é um importante nutriente necessário ao corpo humano. Sua deficiência tem repercussões que afetam as estruturas de diferentes órgãos, sendo os olhos os mais atingidos. A vitamina é, portanto, essencial ao crescimento e desenvolvimento do ser humano.

    Na infância, em crianças com idade entre seis meses a cinco anos, a carência da vitamina A tem causas provindas da falta de amamentação ou desmame precoce; além do consumo insuficiente de alimentos ricos em vitamina A e de alimentos que contêm gordura. 

    Diante da importância desse nutriente, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (Vitamina A+) está disponibilizando a vitamina para crianças com essa faixa etária [seis meses a cinco anos] como medida preventiva. Desde 2016, esse tipo de suplementação é oferecida no município de forma ininterrupta e gratuita aos menores.

    Segundo a nutricionista Andréa Barbosa de Lima, todas as pessoas precisam da vitamina A, porém, os menores de cinco anos por estarem em uma fase da vida vulnerável à deficiência da vitamina necessitam de atenção especial.

    Andréa frisa que crianças suplementadas com o tipo de vitamina têm melhor resposta a doenças diversas. “Em alguns casos, as crianças que recebem suplementação de vitamina A têm menor risco de mortalidade", afirma.

    Além das doses do medicamento, algumas medidas são importantes para prevenir a ausência da vitamina para as crianças, entre elas, a promoção do aleitamento materno exclusivo até os seis meses e complementação até os dois anos ou mais; e o oferecimento de uma alimentação saudável e adequada para as crianças, com a ingestão de alimentos de origem animal, frutas, verduras e legumes.

    No ano passado, segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, foram suplementadas 1.819 crianças, sendo 459 de seis a 11 meses; e 1.360 para crianças de 12 a 59 meses (entre Bataguassu, Distrito de Nova Porto XV e zona rural). Para este ano, a meta do município é oferecer 197 doses para crianças de 6 a 11 meses e 1.070 para crianças de 12 a 59 meses.

    Para a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, os números apresentados mostram o comprometimento dos profissionais de saúde e dos pais por estarem atentos a prevenção de doenças que possam acometer seus filhos. “A vitamina A é essencial as crianças. Em Bataguassu, abraçamos o programa e pedimos aos pais que levem seus filhos as unidades de saúde para que sejam suplementados”.

    COMO RECEBER A VITAMINA

    A suplementação de vitamina A é oferecida em todas as Estratégias da Saúde da Família (ESFs) do município. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças nas unidades de saúde de sua área de abrangência munido da carteira de vacinação para que as doses sejam registradas.

    A suplementação é feita de forma oral (gotinhas) e não contém reações adversas nem mesmo contraindicações. 

    Mais informações nas unidades de saúde.

    Por: Bianca Lima



    Imprimir