CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/01/2019

    Governo do MS isenta IPVA de veículos comprados no estado

    Para os demais veículos, a cobrança manteve os índices de 2018 

    ©DIVULGAÇÃO
    Janeiro é mês de IPVA -- Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ainda que exista a opção de parcelar a dívida, neste mês é necessário realizar, pelo menos, o pagamento da primeira parcela. 

    Atualmente, o IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, mas o Sefaz da região manteve a isenção total de veículos, no primeiro ano de uso, que foram comprados em concessionárias do estado. 

    Segundo a determinação, todos os carros, caminhões, ônibus e micro-ônibus, caminhonete, e outros veículos com capacidade de até oito pessoas, novos, comprados em concessionárias do estado estão isentos da cobrança neste ano de 2019. Para as motocicletas, no entanto, o desconto do IPVA ficou estabelecido em 50%, também no primeiro ano. 

    Veículos usados pagam alíquota de 2018 

    Quem não adquiriu um automóvel novo em 2018 no estado do MS, não está isento do IPVA, mas a alíquota da cobrança ficou congelada na média aplicada no ano passado. A cobrança para carros de passeio, caminhonete, utilitários é de 3,5%. Para os modelos ciclomotores, como: motocicleta, triciclo, quadriciclo, caminhão com qualquer capacidade de carga, ônibus ou micro-ônibus para transporte coletivo de passageiros, as alíquotas ficam em 2%. Já para os automóveis de oito lugares movidos a diesel, a alíquota é de 4,5%. 

    Prazos para pagamento 

    A guia para pagamento do IPVA 2019 já foi enviada pelos Correios aos que não receberam o benefício da isenção. E é preciso estar atento às datas para não perder o desconto à vista, ou para não ficar com o IPVA atrasado. Confira os vencimentos do IPVA 2019 divulgado pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz): 


    Caso o proprietário do veículo perca os prazos de pagamento, poderá atualizar a guia junto ao site do Sefaz ou recorrendo a um despachante para a regularização do automóvel.



    Imprimir