CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    11/01/2019

    Águas Guariroba participa de doação voluntária de sangue no Hemosul

    ©DIVULGAÇÃO 

    Colaboradores da Águas Guariroba participaram nesta sexta-feira (11) da ação voluntária de doação de sangue no Hemosul em Campo Grande. Cerca de 20 trabalhadores participaram da ação e destacaram a importância do ato de doar sangue para beneficiar as pessoas que mais necessitam.

    Para a analista de Projetos Sociais da Águas Guariroba, Bia Rodrigues, que participa pela segunda vez da ação voluntária, a doação de sangue representa um ato de solidariedade em relação ao próximo e permite salvar vidas.

    “Acredito que a doação em si, seja mais que um ato voluntário, é um gesto de solidariedade e de amor com o próximo. Com apenas alguns minutos, uma bolsa de sangue pode salvar a vida de uma pessoa e devolver a ela a esperança”, disse.

    A assistente administrativa, Taynara Soares de Araujo, ressaltou a ação que ajuda as pessoas que mais necessitam de cuidados. “Doar sangue é um ato de amor pelo próximo sem esperar nada em troca. Sou grata por poder ajudar, ainda mais por ter um tipo sanguíneo O negativo, que me torna um doadora universal”, disse.

    Como doar sangue

    Para doar sangue é preciso estar munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista. Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal) e com peso mínimo de 55kg. A primeira doação pode ser feita somente até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

    Doenças que impedem a doação: doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

    Para doar sangue é necessário estar bem alimentado, mas é fundamental evitar alimentos com excesso de gordura no dia da doação.

    ©DIVULGAÇÃO

    ASSECOM



    Imprimir