CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/10/2018

    Governo lança campanha do “outubro rosa” com apresentação teatral

    Atividade para funcionários da SES aconteceu durante a manhã desta segunda-feira (1). Outubro rosa alerta para prevenção do câncer de mama

    SES levou teatro e música para os funcionários, uma forma de conscientizar sobre o outubro rosa ©Bruna Pasche 
    O outubro rosa começou oficialmente nesta segunda-feira (1) com alerta de prevenção para o câncer de mama. Com agenda preparada para o mês, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) levou apresentação teatral e musical para os funcionários, um símbolo do início da campanha. Superintendente de atenção geral à saúde, Mariana Croda afirma que a estimativa é de 860 novos casos da doença em 2019.

    A apresentação é da ONG Curumim, que começaram a preparar espetáculos teatrais sobre diversas doenças, para tratar do assunto de forma lúdica. Em 2004 a SES chamou o grupo para que começassem a trabalhar com a prevenção ao câncer de mama. O grupo já esteve me várias cidades do interior, onde levaram um médico especialista e orientaram profissionais nas unidades de saúde.

    Idealizadora do projeto, Conceição Leite soube de forma direta os impactos da doença. Em 2015 ela descobriu que estava com câncer e ressalta que a experiência a deixou ainda mais animada para continuar com o projeto. Ela ressalta que a doença é silenciosa, mas o tratamento é agressivo.

    “Eu não sentia nada”, comentou. Conceição procurou um médico depois de ter encontrado uma mancha. “Imagine se eu que trabalho com isso todos os dias não soube”, afirma. “Meu trabalho é levar isso para as pessoas, entre a plateia se eu conseguir salvar algumas pessoas eu já estou feliz e agradecida a Deus”.

    Além da apresentação teatral, a SES levou Marta Cel para cantar. A cantora reforça que não sabia que era possível trabalhar com arte levando informações. “É fortalecedor pra mim como mulher”, enfatizou.

    Ainda hoje, na SES, ocorre uma oficina de turbantes e orientação sobre alimentação e vida saudável, com o nutricionista Anderson Holsback. O profissional ressalta a importância da alimentação e atividades físicas. “A maioria das doenças estão ligadas com o que é ingerido e é preciso cuidado do interior para o exterior”, afirmou.

    Agenda 

    No dia 6 ocorre uma ação de prevenção no Parque das Nações com funcionárias da Cassems. O hospital do câncer também realiza ação nesta segunda-feira. Dia 17, durante a manhã ocorre orientação sobre alimentação saudável na Igreja Perpétuo Socorro, até às 14h, com a presença de universitários e representantes do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). No dia 15 a SES realiza uma nova oficina sobre alimentação saudável. Dia 15 a SES faz outra oficina sobre alimentação saudável.

    Por: Izabela Sanchez


    Imprimir