Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/10/2018

    Aprovado projeto que permite levar animais na cabine de passageiros

    Proposta de Márcio Fernandes (MDB) quer evitar acidentes no transporte de animais

    Deputado Márcio Fernandes, autor do projeto, durante a sessão ©Victor Chileno/ALMS
    Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto que permite levar animais domésticos e cães-guia em caixas de transporte nas cabines de passageiros dos veículos, que fazem as viagens intermunicipais, em Mato Grosso do Sul.

    “Nós estamos propondo um conforto e cuidado para estes animais , que não vai atrapalhar a viagem das demais pessoas que estiverem dentro do veículo. Como médico veterinário sempre defendi a causa animal, é uma das minhas prioridades”, disse Márcio Fernandes (MDB), autor da proposta, junto com George Takimoto (MDB).

    Fernandes explicou que estes animais serão levados em “caixas” ou “gaiolas” adequadas para transporte, para evitar que sejam levados juntos com as bagagens no transporte intermunicipal. “Esta mudança foi conversada com passageiros e donos de empresas que entendem que é melhor o transporte na cabine do passageiro”, pontuou.

    Menos acidentes 

    O projeto modifica um artigo da lei estadual de setembro de 2017, que trata do transporte dos animais domésticos no Estado. Ele cita que no modelo atual os acidentes com os animais eram frequentes. “Poderia levar na caixa de transporte adequada, mas junto com as malas os perigos dele se ferir eram maiores”.

    Com a aprovação, o projeto agora passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja(PSDB), que com base em avaliação jurídica, vai sancionar a matéria, alterando a lei estadual, ou vetá-la por entender que não atende a legislação. Os autores disseram que esta mudança foi uma sugestão do Ministério Público e CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

    Fonte: campograndenews
    Por: Leonardo Rocha


    Imprimir