CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    29/09/2018

    Seminário na Capital vai lançar cartilha e discutir impactos de agrotóxicos

    Palestras, painéis e oficinas marcarão o 2º Seminário Estadual sobre Agrotóxicos, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro

    Evento sobre uso de agrotóxicos será realizado na UFMS ©MST/Reprodução
    Os agrotóxicos entram em debate na próxima semana em evento na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Palestras, paineis e oficinas marcarão o 2º Seminário Estadual sobre Agrotóxicos: boas práticas e responsabilidades, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro.

    Conforme a assessoria de imprensa do MPF (Ministério Público Federal), no evento de abertura, programado para as 19h do dia 4, será lançada cartilha que traz esclarecimentos sobre como denunciar impactos dos agrotóxicos na saúde do meio ambiente e dos seres humanos.

    No mesmo dia, a partir das 19h30, haverá palestra sobre o panorama da contaminação por agrotóxicos no Brasil com a professora Larissa Bombardi, e sobre o programa de Monitoramento de Alimentos do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, com a promotora Greicia Malheiros da Rosa Souza.

    Para a manhã do dia 5, estão previstos três painéis entre as 8h e as 11h30. O primeiro será conduzido por Rubens José Mário Júnior, coordenador da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de São Paulo; e os outros dois serão conduzidos pelos pesquisadores da Embrapa Rômulo Penna Scorza Júnior e Alberto Feiden.

    No período da tarde, serão promovidas quatro oficinas. Entre as 13h30 e 15h30, os participantes poderão optar entre participar da oficina que debaterá as tecnologias dos bio-defensivos e os riscos sanitários, sob o comando de Fernando Valicente (Embrapa), ou da que discutirá contaminação por agrotóxicos e os mecanismos de coleta, preservação e análise das amostras, sob comando de Renato Zanella, da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), e Rômulo Scorza Júnior, da Embrapa.

    Na sequência, o participante poderá optar entre a oficina que debaterá o regime jurídico dos agrotóxicos com o promotor Luciano Loubet e o procurador Leomar Daroncho, e a que abordará o tema “Agrotóxicos e saúde”, com Jackson Rogério Barbosa, da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso).

    O 2º Seminário Estadual Agrotóxicos é realizado pelo MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), MPT (Ministério Público do Trabalho) e MPF. A inscrição é gratuita. Para participar, clique aqui.


    Fonte: campograndenews
    Por: Aline dos Santo


    Imprimir