CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    21/09/2018

    Em comemoração ao “Dia da Árvore” servidores do TCE-MS ganham mudas de espécies do Cerrado

    ©Divulgação
    Ipês, aroeiras, jacarandás, pindós, flamboyants, foram algumas das espécies do cerrado brasileiro oferecido aos servidores pela Corte de Contas em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nacionalmente, sexta-feira, 21 de setembro. A ação faz parte do Programa “TCE Sustentável” e reafirma o compromisso do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul com a preservação ambiental de um Estado que possui grandes riquezas, como o Pantanal, maior planície inundada do planeta o Aquífero Guarani, principal reserva subterrânea de água doce da América do Sul e a cidade de Bonito, sendo reconhecido mundialmente como o melhor destino de turismo responsável.

    O presidente do TCE-MS, Conselheiro Waldir Neves, ressaltou que a conscientização a respeito da preservação das árvores, bem tão valioso da natureza, está dentro dos compromissos ambientais firmados pela Corte de Contas por meio do programa TCE Sustentável. “Para comemorar a data os servidores ganharam mil mudas de espécies do nosso ecossistema, o cerrado e ainda sacolas ecológicas para serem utilizadas nos carros”. O presidente da Corte ainda lembrou: “Além desta ação de sustentabilidade e de tantas outras que já desenvolvemos e colocamos em prática, aqui no TCE-MS, muitas outras estão previstas ainda para este ano”, finalizou.

    TCE Sustentável

    Entre as diversas ações realizadas pelo Tribunal de Contas em favor da sustentabilidade, merece destaque o Programa de Resíduos Sólidos, uma iniciativa inédita e referência nacional, proposta para resolver o problema do lixo urbano em todos os municípios do Estado. A radiografia feita pelo programa identificou que 80% do lixo produzido em Mato Grosso do Sul era descartado a céu aberto, sendo que em 2017, com o programa de aprimoramento da gestão de resíduos sólidos, 26 municípios do Estado decretaram o fim dos lixões a céu aberto, uma evolução acima de 50% em relação ao ano de 2016.

    Dentro do Programa TCE Sustentável, destacam-se outras ações, como a substituição das lâmpadas frias por lâmpadas de led, o que gerou uma economia de 30% no consumo de energia entre os anos de 2015/2016 no Tribunal de Contas do MS. A instalação de válvulas redutoras de pressão nas torneiras dos banheiros soma mensalmente uma economia de 65,38% na utilização da água na Corte de Contas. O plantio de mudas de árvores no jardim e no estacionamento do TCE-MS foi outra ação divulgada que proporcionou diversos benefícios como, por exemplo, a proteção aos veículos que ficavam expostos ao sol e que ocasionava uma temperatura interna de até 70ºC.

    Outras medidas de sustentabilidade aplicadas no dia a dia da Corte de Contas do MS, estão as campanhas de coleta de pilhas e baterias de celulares, a utilização, de copos reutilizáveis de água pelos servidores que substituem anualmente o consumo de 2 milhões de copos descartáveis, e ainda, o uso sustentável de papel toalha nos banheiros.

    Em junho deste ano (2018), na semana em que foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente o TCE-MS concretizou mais uma ação de incentivo as boas práticas sustentáveis, a substituição do uso de copos descartáveis de café por uma caneca reutilizável, feita de fibra de coco passou a ser utilizada, também, por todos os servidores, prática essa, que livra o meio ambiente de 547 mil copinhos descartáveis.

    As ações que, também, ganharam destaques foram as “tags” colocadas em todos os computadores dos departamentos que compõem a Corte de Contas, com a finalidade de auxiliar aos servidores para o uso correto dos monitores. Outra importante ação foi o incentivo dado pela Corte para que os servidores trabalhem com as persianas abertas, aumentando a incidência de luz solar no interior dos ambientes.

    Além do curso de Educação a Distância (EAD) oferecido pelo TCE-MS por meio da Escola Superior de Controle Externo (ESCOEX), com o tema, “O papel do Tribunal de Contas na defesa do meio ambiente”, ministrado pela servidora da Corte de Contas e Doutora em Direito das Relações Sociais, Rosana Bertucci.

    Fonte: ASSECOM
    Por: Olga Mongenot


    Imprimir