![]() |
©Micael Nunes |
Uma ação de educação ambiental foi desenvolvida no decorrer desta semana por crianças e adolescentes membros do Projeto Florestinha de Campo Grande, gerido pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
De acordo com o 1º sargento da PMA, Antonio Roberto dos Santos Pereira, encarregado administrativo do 5º Pelotão da PMA de Bataguassu, a atividade contou com o envolvimento de um total de 2.217 alunos abrangendo as Escolas Municipais “Marechal Rondon”, “Pedro Domingues de Figueiredo”, no Distrito de Nova Porto XV; e “Professora Maria da Conceição”, no Assentamento Santa Clara, além da particular Ceja e Escola Estadual “Peri Martins”.
![]() |
©Micael Nunes |
O sargento explica que o ciclo de palestras faz parte de um cronograma mensal de atendimentos voltados a educação ambiental desenvolvido em escolas do interior do Estado, onde são atendidos pelo menos um município por mês.
Ele informa que o trabalho é desenvolvido através de uma metodologia lúdica para que os estudantes entendam que o ambiente é um sistema complexo, de onde saem todas as riquezas e serviços que servem e mantêm viva à humanidade; e que qualquer ente afetado, prejudica os outros em cadeia, gerando desequilíbrios que vão interferir diretamente na qualidade de vida do ser humano.
Durante o ano letivo de 2017, foram atendidos 40.712 alunos de 102 escolas públicas e privadas em 16 municípios do Estado, incluindo a Capital.
Em Bataguassu, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Núcleo Municipal de Meio Ambiente esteve acompanhando as ações.
PROJETO
O Projeto Florestinha atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, dando-lhes a chance de ter uma profissão e ensinando-lhes a ser cidadãos com sensibilidade ambiental.
Além das aulas de reforço no contraturno da escola, os atendidos recebem noções de educação ambiental e disciplina militar.
Atualmente, 570 alunos participam do projeto nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Costa Rica, Aquidauana, Anastácio, Jardim e Guia Lopes da Laguna. Em breve, o Distrito de Nova Porto XV será beneficiado com o início do projeto para atendimento de 50 crianças.
ASSECOM

