CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    16/08/2018

    BATAGUASSU| Celebrado Dia de Nossa Senhora dos Navegantes

    Foto: Micael Nunes
    Os fiéis católicos do Distrito de Nova Porto XV (MS) e Presidente Epitácio (SP) celebraram ontem, dia 15 de agosto, o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, protetora dos pescadores e navegantes.

    Com muita fé, os devotos da Santa que repetem o mesmo ritual há 70 anos em Nova Porto XV participaram por volta das 7 horas da celebração realizada na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.
    Foto: Micael Nunes
    Este ano, o barco Odisseia contratado pelas Prefeituras de Bataguassu e Presidente Epitácio devido problemas na eclusa da Usina Hidrelétrica de Jupiá não pode participar do evento.

    Uma embarcação cedida pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) foi responsável pela travessia fluvial de religiosos da Paróquia São João Batista, andores com a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e demais Santos até o município paulista.

    Outras embarcações também participaram da procissão fluvial, entre elas, barcos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental (PMA-MS) e da Marinha do Brasil.
    Foto: Micael Nunes
    Chegando a Presidente Epitácio (SP), o subprefeito de Nova Porto XV, Jaime Aragão, no ato, representando o prefeito Pedro Arlei Caravina (PSDB) que não pode participar do evento devido agenda; e a prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Furlan recepcionaram a imagem de Navegantes.

    A missa campal, por sua vez, foi celebrada no Píer Turístico por religiosos da comunidade católica de Presidente Epitácio e de Bataguassu.
    Foto: Micael Nunes
    Participaram do rito religioso os padres Gerisvaldo Silva Viana, Carlos Alberto Maranhos de Almeida e Wilton Milhorança, respectivamente párocos das Paróquias São Pedro, São Jerônimo Emiliani e Sagrada Família de Presidente Epitácio; além do pároco Marcos Fernandes, da Paróquia São João Batista de Bataguassu. Outros membros da comunidade católica de ambos os municípios também participaram do evento.

    Ao final da missa, houve o retorno de Nossa Senhora dos Navegantes até Nova Porto XV. Chegando ao Distrito, a Santa foi recebida pela Banda Musical Municipal “Ambrósio Lemes”.

    A 70ª edição da tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes foi uma realização da Comunidade Católica de Nova Porto XV, Prefeitura de Bataguassu, através da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV e Câmara de Vereadores.

    O evento contou com estrutura de praça de alimentação, parque de diversões, exposição de registros históricos da festa e shows musicais.

    ASSECOM


    Imprimir