CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    01/06/2017

    MS tem o maior plantel da raça Quarto de Milha da região centro-oeste do País

    Os esportes equestres são um dos principais fomentadores da raça no Estado

    © Divulgação
    O Mato Grosso do Sul tem o maior plantel de cavalos da raça Quarto de Milha da região Centro-Oeste do País. Segundo o levantamento divulgado este mês pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), são mais de 30 mil animais registrados. O Estado é o quarto maior criador da raça no País, ficando atrás dos Estados de São Paulo (223 mil), Paraná (46 mil) e Minas Gerais (34 mil).

    O crescimento de criadores dessa raça é estimulado pela realização de eventos esportivos, como o Laço Comprido – que terá a 4ª edição do Pré-Futurity e a final do 7º Campeonato Sul-mato-grossense, nos dias 10 e 11 de junho, na Capital. 

    “O laço comprido é um dos principais esportes equestres em Mato Grosso do Sul. A maior finalidade das vendas dos cavalos nos leilões é o esporte”, pontua o diretor financeiro do Núcleo Sul-mato-grossense de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (MSQM), Melchiades Albuquerque.
    © Divulgação
    Para Marcelo Iguma, criador do Quarto de Milha desde 1982, o Estado passa por um momento de consolidação no mercado, e o elemento fomentador é o Laço Comprido. “Com o grande número de provas realizadas, nosso Estado tem uma demanda muito grande por bons animais, o que ocorre à valorização dos mesmos. Esses animais competitivos são o que todo criador busca produzir. Atualmente, Mato Grosso do Sul deixou de ser um estado comprador de genética e passou a ser um grande fornecedor de bons animais para os outros estados”, afirma Iguma.

    Além disso, “o cavalo é uma das grandes fontes de trabalho que temos no Estado, por meio do esporte. Os eventos geram cerca de 400 postos de trabalhos indiretos”, acrescenta Melchiades. De acordo com levantamento do IBGE, o mercado de equinos avança 12% ao ano e tem faturamento de R$ 16 bilhões. Os setores de lazer e esporte são os que mais tem contribuído para este crescimento. O Ministério da Agricultura aponta que os cavalos são responsáveis por movimentar a indústria de medicamentos, ferragens e até de cosméticos e acessórios.
    © Divulgação
    O 4º Campeonato Pré-Futurity de Laço Comprido

    Nesta edição, 200 esportistas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rondônia irão participar das provas de Laço Comprido Técnico e Boi Laçado, no Parque do Peão, em Campo Grande. Além disso, cerca de 200 equinos terão suas habilidades testadas antes do principal evento da modalidade esportiva, o Potro do Futuro – que ocorre em agosto. 

    A raça

    Os primeiros cavalos foram trazidos da Arábia e Turquia para a América do Norte. O cruzamento dos garanhões (machos reprodutores) com éguas da Inglaterra deu origem a cavalos compactos e com músculos fortes. Nascia o Quarto de Milha, animal dócil, rústico, inteligente e de velocidade. 

    Devido a sua versatilidade, o animal tem ganhado destaque em diversas modalidades esportivas, como o três tambores, prova de rédeas, seis balizas, laço, corrida, entre outros. 

    Fonte: ASSECOM
    Imprimir