Campo Grande (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    30/07/2018

    Senar/MS: Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural atende 320 pessoas em Batayporã

    Com esta, já são 22 edições realizadas em MS

    Divulgação
    O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS realizou, nesse sábado (28), a 22ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. A ação aconteceu na Unidade de Saúde ESF Santa Luzia e no Centro de Saúde Rosa Petronília, região central de Batayporã, município a 250 quilômetros de Campo Grande. O evento atendeu 320 pessoas com 547 procedimentos, como consultas, coletas de preventivos e exames.

    “Esse programa especial tem o objetivo de conscientizar o homem e a mulher do campo, produtores e o trabalhadores rurais, do cuidado de sua saúde e de seu bem-estar. Com este, já são 20 municípios contemplados pela iniciativa, em que a metodologia segue pela sensibilização. Não apenas mobilizamos as pessoas para coletas de exames, mas por meio da educação, com palestras, consultas humanizadas, em que os médicos conversam, dialogam e informam seus pacientes da importância da prevenção do câncer”, afirma o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

    O presidente do Sindicato Rural de Batayporã, Altamir José Ramos da Fonseca, falou da importância do evento. “Graças ao Senar/MS, essa iniciativa ajuda e desafoga a alta demanda reprimida nas unidades de saúde do município”.

    Para o prefeito municipal, Jorge Takahashi, ações como o programa do Senar/MS melhoram a qualidade de vida da população. “São de parcerias assim que precisamos para solucionar os problemas do nosso município e estamos trabalhando para trazer o melhor a todos”.

    Transformando Vidas

    Analina Pimenta, 54 anos, foi uma das primeiras pacientes a consultar com o médico ginecologista. “Pela segunda vez estou fazendo o preventivo, o único que tinha feito na vida foi há três anos. Fui bem atendida, cuidada e tudo muito tranquilo. Vou voltar para a casa feliz com meu espelhinho [que vem no kit do Senar/MS] pra olhar sempre e ver como sou bonita [risos]”, diz trabalhadora rural de uma usina no município. 

    O pedreiro Jovino Lucio Valentim, 76 anos, aprovou a ação. “A consulta e o exame foram excelentes, todos muito bem-educados com a gente. Graças a Deus deu tudo certo e a saúde está em dia”, declara.

    Também participaram da ação o presidente da Câmara Municipal, Cícero Leite, o vereador Cacildo Paião; e os secretários municipais: de Saúde, Marcela Leite; de Obras, Infraestrutura e Serviços Urbanos, Mirian Pereira; Educação e Cultura, Sônia Nantes; Assistência Social, Leia Maria; e de Esportes e Lazer, Junior César.

    Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul 


    Imprimir