CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/07/2018

    Fechado por 28 anos, Teatro Municipal será reformado em Campo Grande

    Artistas poderão expor os seus trabalhos e divulgar a cultura da cidade

    Teatro do Paço ©Valdenir Rezende
    O projeto de reforma do Teatro Municipal José Octávio Guizzo, conhecido como Teatro Municipal do Paço, foi apresentado hoje (6), pelo prefeito Marcos Trad (PSD) e a vice-prefeita Adriane Lopes, em ato no Paço Municipal, em Campo Grande.

    Em seu discurso, o prefeito lamentou que a cidade ainda é a única capital do País sem um teatro municipal, já que sem uso, o local acabou sendo esquecido tanto pelos artistas quanto pela população.

    “Quando vamos a outras capitais a gente já encontra folhetos com a programação dos teatros municipais. Mas aqui isso não acontece", ressaltou o prefeito, lembrando que além do teatro do Paço, um outro espaço importante para a cultura, o Armazém Cultural, após permanecer quatro anos fechado, também será revitalizado.

    O teatro, que fica ao lado da Prefeitura Municipal, na região central da Capital, está há 28 anos de portas fechadas. Foi reformado algumas vezes para ações pontuais do município, mas permaneceu inoperante para sua função de origem.

    O investimento será possível através do repasse de emenda parlamentar do deputado federal Luiz Henrique Mandetta, no valor de R$ 700 mil, com contrapartida do município. “A identidade de um povo se dá pela cultura e suas tradições. Campo Grande é uma capital cosmopolita, que recebe povos vindos das mais diversas culturas e tradicionais. Mas não é por isso que não podemos ter uma identidade própria", ponderou o parlamentar.

    Ao recordar que sua primeira apresentação em um teatro foi no Municipal, em 1983, o diretor de teatro Beto Figueiredo comemorou o anúncio desta manhã. “Dá uma dor passar aqui na frente e ver esse espaço, que já foi tão importante para a cidade, assim parado, abandonado e esquecido. Realmente estamos (falou pela classe artística) muito animados e felizes com a novidade e ansiosos para voltar a ocupar esse espaço”, celebrou o ator, que fez questão de levar um folder da estreia de sua primeira peça, há 35 anos, no Teatro Municipal.

    HISTÓRICO

    Construído em 1971 como anfiteatro, pelo arquiteto Cyríaco Maymone Filho, na gestão do então prefeito Antônio Mendes Canale, o local foi palco de grandes espetáculos. Sua localização é privilegiada, ao lado da Prefeitura Municipal e na principal avenida de Campo Grande, a Afonso Pena.

    Embora tenha sido criado como anfiteatro, a partir de agosto de 1990, com sua reinauguração, o local recebeu o nome de Teatro José Octávio Guizzo.

    Com a proposta, o Teatro, cujo o nome é em homenagem ao artista multicultural José Octávio Guizzo, será mais um espaço voltado principalmente para os artistas, onde poderão expor os seus trabalhos e florescer ainda mais a cultura e a história de Campo Grande. “Com a reabertura, a cidade ganhará mais um espaço onde a Cultura se fará presente”, finaliza a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun.

    Fonte: CE
    Por: FÁBIO ORUÊ


    Imprimir