CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/06/2018

    TRÊS LAGOAS| Saúde intensifica campanha de vacinação nos CEIs do município

    Objetivo é ampliar a cobertura de imunização de crianças, com menos de 5 anos 

    Divulgação
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio da equipe do Setor de Imunização, coordenado pela enfermeira Humberta Azambuja, vem intensificando, nesta semana, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe Influenza-A, principalmente nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino (REME) e em creches particulares.
    Divulgação
    A mobilização desta ação, com o apoio das equipes de vacinação das Unidades de Atenção Básica de Saúde de referência dessas CEIs e Creches, tem a finalidade de ampliar o número de crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, que precisam ser vacinadas contra a gripe.

    “Crianças nessa faixa etária foram incluídos pelo Ministério da Saúde nos grupos prioritários, ou seja, os grupos de pessoas que oferecem maior risco de contrair a gripe e que precisam ser imunizadas”, observou a coordenadora do Setor de Imunização da SMS de Três Lagoas.

    Segundo relatório parcial, divulgado na semana passada pelo Setor de Imunização da SMS de Três Lagoas, das 7.482 crianças da faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos, 4.374 haviam sido vacinadas.

    “Esse número corresponde apenas a 58,44% do total de crianças que precisam ser imunizadas contra a gripe”, alertou Humberta.

    “Para melhor acompanharmos a vacinação das crianças nos CEIs e Creches particulares, por vezes a sala de vacinas do Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde está instalado o nosso Setor de Imunização, deverá ficar fechada, como divulgamos”, informou Humberta.

    Na segunda-feira (18) foi intensificada a campanha na área de abrangência da unidade de Saúde São Carlos, instalada no Bairro Nova Três Lagoas. Nesta terça-feira (19), a mesma ação foi realizada na Vila Alegre e, por isso, a sala de vacinas permaneceu fechada até às 11h.

    Na sala de vacinas do CEM, a equipe estará atendendo na quarta-feira (20), no período das 8h às 14h sem interrupção. Neste mesmo dia, a vacinação será na unidade de Estratégia de Saúde da Família - ESF Jardim Athenas.

    Na quinta-feira (21), a vacinação será intensificada na área de abrangência da ESF Vila Piloto.

    Na unidade de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS Santa Luzia, unidade instalada no Residencial Novo Oeste, a vacinação será na quarta-feira (20) e na quinta-feira (21).

    As equipes de vacinação estarão nos CEIs e Creches em horários pré-agendados com a direção escolar e os pais ou responsáveis foram também avisados sobre essas ações da SMS.

    A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde, irá até sexta-feira (22). Pessoas que fazem parte dos grupos de risco, os grupos prioritários, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de suas casas para serem imunizadas contra a Gripe.

    Além das crianças, estão incluídas nos grupos de risco: idosos acima de 60 anos, professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras da Saúde, gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente – 45 dias).

    ASSECOM


    Imprimir