CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/06/2018

    “O esporte é a maior ferramenta de prevenção à violência.” Herculano Borges

    ©Divulgação
    A Medida Provisória (841/2018) editada pelo presidente Michel Temer nessa segunda-feira (11/6), causou preocupação nos principais segmentos do esporte brasileiro. A iniciativa prevê que o os recursos das loterias federais, que eram destinados a entidades esportivas, será revertido à área de segurança pública. 

    Contrário a este ato o Deputado Estadual Herculano Borges, usou a tribuna nesta manhã para expor tal situação. Indignado o parlamentar que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, disse que o maior investimento que pode haver para a segurança pública é a prevenção.

    “O esporte é uma ferramenta de inclusão social que ensina valores importantes como regras, ética, respeito além da sua ligação com a saúde física e emocional, ensinamentos que são levados para a vida toda.” Para se ter uma ideia, um jovem em um centro olímpico custa em torno de R$ 60 reais ao mês, já em uma Unidade Educacional [Unei], ele custa mais de mil reais”, disse Herculano.

    Segundo o presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, o Estado também deixará de receber mais de R$ 240 mil mensais sem esse recurso proveniente das loterias.

    “Todos os jogos escolares, competições e olimpíadas não serão realizados. A política pública que mais contribui para tirar as crianças e jovens das ruas, impactando diretamente na redução da desigualdade social, é o esporte. A força do esporte é maior, acreditamos nisso. Presidente Temer, olhe com carinho para o esporte do País, para as crianças e jovens deste Brasil, e reverta essa medida”, solicitou o deputado Herculano Borges.

    O deputado formulou uma Moção de Aplausos ao ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, que se posicionou contrário à medida do presidente Temer e uma Moção de Repúdio à Medida’ Provisória 841. “Várias entidades ligadas ao esporte de diversas modalidades subscreveram também um manifesto de apoio ao ministro. Também será encaminhado um requerimento, com a assinatura dos deputados estaduais, à nossa bancada federal para que essa medida provisória seja revertida”, explicou Herculano Borges.

    Por: Élida Monteiro


    Imprimir