CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    20/06/2018

    IEL promove aula inaugural do PQF 2018 na Capital, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas

    Divulgação 
    O IEL promoveu, simultaneamente, nesta terça-feira (19/06), as aulas inaugurais das turmas de 2018 do PQF (Programa de Qualificação de Fornecedores) nos três municípios de Mato Grosso do Sul que contam com a iniciativa: Campo Grande, Três Lagoas e Ribas do Rio Pardo. O PQF é mantido pelo IEL para ampliar a interação e capacidade de atendimento de empresas de pequeno e médio porte com as empresas de grande porte.
    Divulgação
    Em Três Lagoas, onde o programa há mais de dez anos qualifica pequenas empresas locais para fornecer às multinacionais instaladas na cidade – as chamadas “empresas-âncoras” do PQF, como Fibria, Sitrel, Bemis, International Paper, Eldorado, Petrobras e a prefeitura do município – a turma deste ano conta 22 empresas, todas no módulo avançado do programa. Os alunos participantes foram recepcionados pelo coordenador geral do PQF, Luis Carlos Felippe, que é gerente de suprimentos da Fibria e, em seguida, o instrutor Claudio Pedrassoli iniciou a aula com o Curso de Visão Geral do SGQF (Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento).

    Na Capital, 11 empresas que estão no módulo avançado do PQF, também tiveram a primeira aula deste ano sobre SGQF, com a instrutora Márcia Jordão. A abertura foi realizada pelo coordenador da Unidade de Desenvolvimento Industrial do IEL, Hugo Bittar. Já em Ribas do Rio Pardo as nove empresas inscritas no PQF estão no módulo básico do programa, e a primeira aula da turma foi sobre o módulo financeiro e contábil, com a instrutora Ana Gregório. Antes, o gestor da área de Capacitação Empresarial do IEL, Luis Alberto Pereira, fez a abertura para os alunos.

    Além da cerimônia de abertura das turmas do PQF realizada no dia 11 de junho, a aula inaugural é um momento fundamental do programa, considera Hugo Bittar. “Todos anos cumprimos este rito da cerimônia de abertura, com a participação de empresários em geral e diretores do Sistema Fiems e, depois, a aula inaugural com a presença dos gestores do PQF, porque é uma forma de mostrar como o programa pode ser relevante para a competitividade das empresas, ou apresentar para aqueles que já passaram pelo nível básico do programa a importância de continuar e seguir para o nível avançado”, afirmou.

    O PQF

    O PQF integra e promove a qualificação de fornecedores, redes de empresas e cadeias produtivas, capacitando-as em diversas áreas de gestão, tais como: estratégica, comercial, financeira, qualidade, saúde e segurança no trabalho, produção, inovação, responsabilidade social e ambiental.

    Em Mato Grosso do Sul, desde que o programa foi implantado, em 2008, já foram movimentados R$ 816,3 milhões em volume de negócios, levando-se em conta somente as relações comerciais entre âncoras e fornecedoras em Três Lagoas.

    Além da cifra quase bilionária em negócios gerados, o programa contabiliza também 300 empresas fornecedoras, 551 pessoas capacitadas em seminários e treinamentos, 25 mil horas de consultorias junto às empresas, 8,3 mil horas de diagnósticos, avaliações e auditorias, 340 pessoas formadas como auditoras da norma ISSO 9001, e 226 empresas fornecedoras certificadas, sendo 65 na metodologia básica e 171 na metodologia avançada.

    Serviço 

    Mais informações pelo site www.ms.iel.org.br.

    ASSECOM


    Imprimir