CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/06/2018

    Escola do Sesi de Dourados inicia nesta sexta-feira (29) o 5º Torneio Interclasse de Robótica

    ©Divulgação 
    A Escola do Sesi de Dourados inicia, nesta sexta-feira (29/06), a 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica, que será realizado na quadra poliesportiva da instituição de ensino. A competição, que conta com a participação de 12 equipes, segue até sábado (30/06), quando toda a comunidade do município está convidada a acompanhar, gratuitamente, das 13 às 18 horas, as emocionantes disputas entre robôs construídos pelos estudantes.
    ©Divulgação
    O torneio é promovido anualmente pelas sete unidades da rede de escolas do Sesi no Estado como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne as escolas da instituição em todo o País. Em Mato Grosso do Sul, as Escolas do Sesi de Três Lagoas e Corumbá promoveram o interclasse nos dias 8 e 9 de junho e 15 e 16 de junho, respectivamente, e as próximas a realizarem o torneio serão as de Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro).

    Em Dourados, concorrem as equipes Apolo, Pegasus, Cósmicos e Cristalys, do 6º ano do Ensino Fundamental, mais Astrorbits e Legonauts, do 7º ano do Ensino Fundamental, além de The Mentes e Orbitech, do 8º ano do Ensino Fundamental, e Mochileiros da Robótica, Space Lego e Locis, do 9º ano do Ensino. Também vai participar a MegaMentes, que é a equipe oficial da Escola do Sesi de Dourados.
    ©Divulgação
    Na avaliação da diretora Sibele Aparecida de Almeida Garcia, o torneio de robótica desperta o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia. “É uma competição que desafia nossos estudantes a pensarem como cientistas e engenheiros, encorajando-os a projetarem, construírem e programarem suas próprias invenções”, afirmou.

    Programação

    Nesta sexta-feira (29/06), os alunos serão avaliados internamente nas categorias Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô. Na etapa de Design do Robô e Desafio do Robô, os alunos são avaliados quanto ao desenho mecânico, estratégias e inovação na programação, e também na série de missões programadas para cada robô desenvolver na mesa durante partidas de dois minutos e meio cada.

    Já na categoria Projeto de Pesquisa os alunos apresentarão soluções inovadoras de acordo com a temática da FLL proposta para este ano “Into Orbit - Você tem o que é necessário para ir para o espaço?”. Na avaliação do Core Values, os alunos serão submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes avaliaram se valores como trabalho em equipe foram contemplados.

    No sábado (30/06), todos os alunos vão apresentar ao público presente seu desempenho em cada categoria proposta. Durante o Interclasse, os alunos intensificam a preparação para o Torneio de Robótica FLL, que está em sua 30ª temporada e vai “explorar, desafiar e inovar na vasta imensidão do espaço”. Embora o tema da temporada 2018/2019 da FLL já seja conhecido, o grande desafio só será anunciado em 1º de agosto. Os torneios regionais vão de 17 de novembro de 2018 a 13 de janeiro de 2019, e a Grande Final será em março de 2019, na Europa.

    ASSECOM


    Imprimir