CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    05/06/2018

    COSTA RICA| Durante audiência pública, prefeito e secretária apresentam dados do 1º quadrimestre de 2018

    Anunciam a contratação de mais médicos e a compra de novos equipamentos

    ©Igor Santana
    Com a participação do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, da secretária de Saúde Adriana Tobal e membros da equipe de Governo de Costa Rica – MS, o Poder Legislativo, promoveu na tarde do último dia 28 de maio de 2018, a Audiência Pública de prestação de contas do 1º quadrimestre de 2018 da Secretaria Municipal de Saúde. 

    Conduzida pelo presidente da Casa de Leis, vereador José Augusto Maia Vasconcellos, a audiência foi realizada como um instrumento de transparência, em atendimento a Lei Complementar Federal N° 141/2013 que prevê que as audiências públicas de prestação de contas da Saúde devem ser realizadas a cada quatro meses.

    A audiência foi realizada no Plenário de Deliberações Vereador Simino Jorge de Oliveira e foi transmitida Ao Vivo pelas emissoras de rádio: RCR Band e Costa Rica FM Comunitária.

    Durante sua apresentação, a secretária de Saúde Adriana Maura Maset Tobal apontou os números de consultas médicas, dos exames laboratoriais, das consultas de pré-natal, dos exames e viagens realizados pelo órgão por meio dos ESFs – Estratégia de Saúde da Família -, do CEM – Centro de Especialidades Médicas - e da FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica.

    “Quando olhamos para dados desta magnitude nos impressionamos, e vemos a responsabilidade que toda equipe do SUS de Costa Rica possui. Somente nesse primeiro quadrimestre foram realizados mais de 12.400 consultas médicas, 17.700 exames de laboratório e 1.200 consultas de pré-natal, números que mostram que a população está sendo bem atendida”, destacou Adriana Tobal.

    Para o prefeito os números e a quantidade de pessoas que hoje são usuários do SUS em Costa Rica demonstram a necessidade de adquirir novos equipamentos, ambulâncias e a contratação de novas especialidades. “Por isso estamos comprando os aparelhos de tomografia, mamografia, videolaparoscopia, duas novas ambulâncias e contratamos um especialista em reumatologia e estamos vendo a viabilidade de um dermatologista, fazemos saúde olhando para o bem-estar da sociedade”, declarou Waldeli.

    A audiência pública contou com a presença dos secretários Paulo Renato Andriani (Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle); Renato Barbosa de Melo (Obras Públicas); Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral (Educação); Antônio Divino Felix Rodrigues (SAAE), e ainda, os assessores Lourenço Felisbino (Governo); Dulcineia Rosa e Edna Maria (Educação); Silvano Gonçalves e Dayane Pupin (Saúde). 

    Também participaram da audiência os vereadores Waldomiro Bocalan (vice-presidente); Ailton Martins de Amorim (2º secretário); Claudomiro Martins Rosa (líder do prefeito) e Jovenaldo Francisco dos Santos.

    ASSECOM


    Imprimir