CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/05/2018

    Undokai reúne 3 mil pessoas de todas as idades na Capital

    Milhares de pessoas participam de evento durante todo o domingo na Capital (Foto: Anahi Gurgel)
    Cerca de 3 mil pessoas devem participar até o fim do dia da 33ª edição do Undokai, evento tradicional realizado pela comunidade japonesa de Campo Grande. São mais de 20 atividades voltadas para todas as idades.

    O coordenador do evento, Edgar Nakasato, conta que até a limpeza do local no fim da festa é uma competição e conta pontos para os participantes. Ele diz que o evento é importante para o resgate cultural e mantém viva a tradição japonesa, somada a integração com os brasileiros.

    Uma das atividades se chama Copa do Mundo. São equipes formadas por quatro pessoas que tem o objetivo de chutar a bola, além de dar a volta em uma haste. Porém, os competidores não enxergam nada, já que estão com um cone na cabeça.

    A atividade também contou a presença de políticos. O governador Reinaldo Azambuja(PSDB) formou uma das equipes ao lado de Nelson Trad Filho (PTB), Carlos Albertos de Assis (PSDB), secretário de Administração e Desburocratização, e Marcelo Miranda, diretor-presidente da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul). A equipe adversária foi formada pelo ex-governador André Puccinelli (MDB), o ex-deputado estadual Akira Otsubo, o senador Waldemir Moka (MDB) e Rodrigo Terra, diretor-presidente da Funesp (Fundação Municipal de Esportes). Na disputa entre as duas equipes, levou e melhor o time de Azambuja.

    A dona de casa Hayde Seidenfus, de 36 anos, é descendente de japoneses e levou toda a família para participar do evento. Com ela foram o casal de filhos, de 7 e 14 anos. Ela diz que considera importante o evento e comemora o fato de ter atividade para a toda a família. “É um evento rico de cultura”, lembra.

    A administradora Renata Aguni, de 36 anos, conta que morou no Japão durante 12 anos e voltou somente em 2014 para o Brasil. Ela aproveitou o Undokai para levar o filho, Clodomi Ikuno da Silva, de 14 anos, que participou da corrida de 75 metros. Segundo ela, o evento é similar ao que também acontece no Japão. “A festa daqui segue a mesma tradição, tem a mesma característica.

    Fonte: campograndenews
    Por: Gabriel Neris
    Imprimir