CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/05/2018

    TRÊS LAGOAS| Vacina contra gripe continua disponível nas unidades de saúde do município

    População estimada dos grupos prioritários é de 23,39 mil e menos da metade foi imunizada

    ©Divulgação
    Com a participação das equipes das unidades de Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS), Estratégia de Saúde da Família (ESF), Clínica da Criança e do Setor de Imunização do Centro de Especialidades Médicas (CEM), a população de Três Lagoas teve a oportunidade de ser vacinada contra a Gripe Influenza-A, no sábado (12), quando ocorreu em todo o Brasil, o “Dia D” de mobilização nacional de vacinação, promovido pelo Ministério da Saúde.

    Contabilizando as doses da vacina, já aplicadas desde o dia 23 de abril e as aplicadas no Dia D, das 8h às 17h, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Setor de Imunização, em Três Lagoas, 10.199 pessoas já foram vacinadas contra a gripe.
    ©Divulgação 
    Esse resultado representa uma cobertura de apenas 43,60% do total estimado de pessoas que constituem os grupos prioritários, ou seja, 23.391 pessoas. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que sejam imunizadas 90% da população estimada, constituída pelos grupos de risco, ou seja, mais de 21 mil pessoas, residentes em Três Lagoas.

    Estão incluídos nessa população dos grupos de risco que precisam ser vacinados:10.406 idosos, 7.482 crianças, 690 professores e professoras, 234 puérperas, 1.426 gestantes e 3.153 trabalhadores da Saúde.

    Entre as pessoas que já foram vacinadas estão: 576 professores e professoras; 133 mulheres puérperas (que deram à luz recentemente); 528 gestantes; 4.363 idosos acima de 60 anos; 2.740 crianças de 6 meses a 5 anos incompletos; e 1.859 trabalhadores na Saúde.
    ©Divulgação
    A vacina contra a gripe continuará disponível em todas as unidades de atenção básica de Saúde, em horários já divulgados pela coordenação das unidades de ESF e de EACS, até o dia 1º de junho.

    DIA DO ENFERMEIRO

    O “Dia D” de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a gripe, no sábado, dia 12 de maio, coincidiu também com as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Enfermagem, o Dia Internacional do Enfermeiro e da Enfermeira.

    A data foi lembrada pela secretária de Saúde de Três Lagoas, Angelina Zuque, por ocasião da abertura do Dia D de vacinação, no CEM, na manhã de sábado (12), quando parabenizou todos os profissionais da Saúde, ali presentes.

    “O trabalho destes profissionais é essencial para garantir a saúde de nossa população e a obtenção de resultados positivos nas principais ações de saúde, dirigidas à nossa população”, observou Angelina Zuque.

    A população de Três Lagoas, como destacou Angelina Zuque, conta com excelentes profissionais de Enfermagem e a maioria desses profissionais, altamente capacitados e capacitadas, trabalha nas Unidades Básicas de Saúde, Clínicas Especializadas, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e no Hospital Auxiliadora.

    “A eficiência, humanização e qualidade do atendimento aos pacientes depende muito da dedicação e competência destes e destas profissionais de enfermagem”, ressaltou a secretária de Saúde de Três Lagoas.

    ASSECOM


    Imprimir