CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    25/05/2018

    ITAPORÃ| Município fará ação mobilizadora no Dia Mundial sem Tabaco


    A Gerência Municipal de Saúde estará realizando no dia 28 de maio às 19h00 no plenário da Câmara de vereadores uma reunião de mobilização alusiva ao Dia Mundial do Tabaco.

    Esta reunião tem como objetivo sensibilizar para o problema de saúde pública representada pelo tabaco e a importância do seu controle, a partir de ações de prevenção de uso e tratamento para cessação.

    Para isso as equipes das Unidades Básicas de Saúde trabalham no sentido de dar subsídios para abordagem, avaliação, motivação e acompanhamento adequados da pessoa que fuma.

    Vale lembrar que as equipes de ESFs desenvolve um importante trabalho no município, informando aos tabagistas sobre o programa de cessação ao tabaco que acontece nos postos de saúde do município com atendimentos em grupo ou individuais por profissionais que darão suporte para os interessados em parar de fumar.

    Estas reuniões ou atendimentos acontecem de forma semanal, onde são ofertados medicações sendo adesivos de nicotina de 7mg, 14 mg e 21 mg, gomas e comprimidos de ansiolíticos.

    O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica resultante da dependência à nicotina e um fator de risco para mais de 50 doenças, entre elas, vários tipos de câncer, asma, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Segundo Josilaine Fortes coordenadora de saúde da família, o tratamento do tabagismo inclui abordagem em grupo e/ou individual.

    “O vício do uso de tabaco é sabidamente prejudicial à saúde, no entanto o usuário nem sempre consegue sessar seu uso sem apoio e ou uso de medicamentos. Porém a atenção básica de saúde do município está oferecendo apoio para que sejam prevenidos outros problemas que decorrem desse vício. Uma ação preventiva é menos onerosa para o município do que tratar do paciente em estagio avançado das doenças que o tabaco causa”. Enfatizou Josilaine.

    ASSECOM


    Imprimir