CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    14/03/2018

    PONTA PORÃ| ESTACIONAMENTO NA ÁREA CENTRAL: Farid Afif propõe medidas para aumentar vagas evitando cobrança de taxa para estacionar

    Proposta do vereador Farid Afif visa democratizar utilização do espaço público nos locais de maior movimentação, ampliando vagas para estacionamento na área central de Ponta Porã ©Lécio Aguilera
    Motivado pela busca de soluções para um dos mais graves problemas do trânsito de Ponta Porã, a falta de vagas para estacionar veículos na área central, o vereador Farid Afif está propondo que a Prefeitura adote a “Campanha do Estacionamento Privativo Gratuito Consciente – Permanência de uma hora”. 

    A proposta tem como objetivo principal ampliar a quantidade de vagas nos locais públicos. A medida poderá ser adotada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, órgão responsável pelas instalações das placas sinalizadoras delimitando os locais, pinturas no asfalto, orientações educativas e a fixação, nos veículos, de um adesivo de apoio, alusivo à Campanha. 

    O parlamentar aproveitou a oportunidade para sugerir também os locais de abrangência da medida, delimitando a seguinte área: Avenida Brasil no trecho da Igreja Matriz até a empresa Route 66; na Avenida Marechal Floriano nas imediações da Polícia Federal até a agência do Sicredi. Na Rua Guia Lopes, da empresa Hotel Porta do Sol até o União Tênis Clube; na Rua Tiradentes, da empresa Farmácia Ponta Porã até a Rua Antônio João e na Rua Sete de Setembro, nas imediações da loja Avenida até a Rua Antônio João. 

    No entendimento de Farid Afif, os locais sugeridos são aqueles com maior concentração de veículos, sendo que a permanência destes no “Estacionamento Rotativo Gratuito Consciente” não poderá ultrapassar o prazo de uma (01) hora, o que irá permitir a utilização do espaço por um maior número de motoristas. 

    Farid Afif argumentou que a proposta levada ao conhecimento do prefeito, Hélio Peluffo Filho, e ao secretário municipal de Segurança Pública, Marcelino Nunes de Oliveira, tem como objetivo primordial democratizar o espaço público da cidade. “Temos que conscientizar os cidadãos condutores de veículos motorizados que, além deles, outros motoristas também têm o mesmo direito de estacionar em espaço público, para o desenrolar dos seus compromissos diários e diversificados”. 

    Além de garantir este benefício para os motoristas locais, o parlamentar acredita que a medida também vai contemplar os visitantes, uma vez que um número expressivo de turistas, vindos dos mais diversos lugares do país e do exterior, também sofrem com a falta de locais para estacionar na área central de Ponta Porã. “Entendo que se a pessoa encontrar um lugar para estacionar perto de um estabelecimento comercial, seguramente irá consumir. Com isso, estará contribuindo para movimentar o comércio local”, enfatizou o parlamentar. 

    O vereador entende que, com a campanha, o munícipe poderá crescer e ferar mais fonte de renda. “Todos os munícipes e, em especial os proprietários dos estabelecimentos comerciais, poderão proporcionar mais espaço e comodidade aos consumidores, incentivando o desenvolvimento do comércio como um tudo, o que poderá resultar na geração de mais empregos, renda e uma maior variedade de novos estabelecimentos”. 

    ZONA AZUL 

    Farid ainda acrescenta que outro fator a ser considerado para a adoção da “Campanha Estacionamento Rotativo Gratuito Consciente – Permanência de uma hora”, poderá evitar mais uma despesa aos condutores de veículos que é a cobrança para estacionar, algo já praticado em milhares de cidades brasileiras. Em Ponta Porã, por exemplo, já existe a possibilidade de adoção da Zona Azul, que implantaria o estacionamento rotativo oneroso. 

    “Quero destacar que se esta Campanha for adotada pela Prefeitura, fará com que Ponta Porã seja um município pioneiro em não onerar o cidadão com mais uma taxa, e, com isso, estará oferecendo às pessoas a possibilidade de estacionar seus veículos no mesmo local, por até uma hora, sem custo algum, bastando para tanto que, estas pessoas se conscientizem DE que outros motoristas também têm o mesmo direito de utilização destas mesmas vagas”. 

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir