CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    26/03/2018

    Deputado Dr. Paulo Siufi preside audiência pública de prestação de contas da Secretaria de Saúde

    Os técnicos apresentaram ações de saúde e programas de prevenção realizados pela SES para atingir os índices pactuados com o Ministério da Saúde

    ©Beatriz de Almeida
    O deputado estadual Dr. Paulo Siufi (MDB), presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALMS, conduziu a audiência pública para entrega do Relatório Anual da Secretaria de Estado de Saúde (SES), ocorrida na manhã desta segunda-feira, 26, no Plenarinho Nelito Câmara. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Coimbra e a sua adjunta, Christinne Gonçalves, além de técnicos da Secretaria e representantes de órgãos ligados à saúde. A apresentação do relatório atende a Lei Complementar 141/2012, que regula os dispositivos constitucionais relativos aos serviços públicos de saúde em todo o País.

    Foram apresentados os indicadores de atenção básica e vigilância em saúde. Conforme foi percebido pelo presidente da Comissão de Saúde, alguns desses dados ainda não estão fechados para o ano de 2017. No entanto, ficou acordado entre a Comissão e a Secretaria que, assim que fechados na totalidade em abril deste ano, os números atualizados serão enviados para a ALMS. “Precisamos trabalhar com os números reais. Só assim, faremos um planejamento correto dos investimentos em saúde no nosso Estado”, ressaltou Dr. Paulo Siufi.

    “Como presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, tenho a obrigação de cobrar dos técnicos uma maior precisão nas informações para que não haja dúvidas àqueles que não são da área da saúde com relação ao relatório que vocês estão me apresentando, afim de que eles vejam, por meio desses dados, que a saúde em Mato Grosso do Sul está bem”, explicou o parlamentar.

    Os técnicos da SES apresentaram as ações de saúde desenvolvidas e os programas de prevenção realizados pela Secretaria de forma a alcançarem grande parte dos índices pactuados com o Ministério da Saúde. Para o secretário Carlos Alberto Coimbra, são índices positivos. “De um modo geral, as ações de saúde, as atividades de atenção básica e as oficinas de prevenção da saúde, assim como ações efetivas como a inauguração do Hospital do Trauma, alcançaram as medidas pactuadas com o Governo Federal”, afirmou.

    O presidente da Comissão de Saúde deputado Dr. Paulo Siufi parabenizou o trabalho de toda a equipe da Secretaria de Estado de Saúde. “Desde que assumiu a Secretaria, o secretário Carlos Alberto Coimbra tem sido incansável na busca por novos recursos. E cada vez que eu o encontro, ele me apresenta novos financiamentos para a área da saúde”, destacou.

    Para o deputado, a equipe que compõe a SES é qualificada e sabe o que está fazendo ao dar apoio e atuar nos municípios com objetivo de melhorar ainda mais os indicadores. “Podemos ver que nossos índices são muito bons, sendo um dos melhores no País. Tivemos decréscimo nos índices de mortalidade infantil e das gestantes, por exemplo. Fico muito feliz ao ver que a Secretaria está investindo na recuperação de hospitais, na implantação de novos serviços e na busca junto ao Ministério da Saúde de mais recursos para o n osso Estado”, declarou.

    Ao final, o deputado destacou ainda o trabalho da equipe de atenção básica da SES. “A atenção primária é fundamental. As ações da atenção básica vão evitar o congestionamento da secundária e da terciária. Os municípios deveriam fazer esse atendimento, pois assim evitaria o congestionamento nos hospitais polo e na Capital. Assim como aconteceu em Campo Grande, onde a rede básica de saúde passou a ter uma efetividade e uma resolutividade muito maior hoje em dia, fazendo com que desafogasse a Santa Casa. Por isso, cada um dos técnicos da SES tem um papel fundamental e merece os nossos aplausos, pois mesmo com adversidades financeiras, foi possível melhorar os indicadores de saúde em Mato Grosso do Sul”, concluiu Dr. Paulo Siufi.

    Fonte: ASSECOM
    Por:  Adriana Viana


    Imprimir