CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    02/03/2018

    Cassems: 17 anos de afeto, cuidado e confiança

    © Messias Ferreira
    Não há dúvida de que a Saúde de Mato Grosso do Sul é outra com o crescimento e a solidificação da Cassems. É possível afirmar, sem medo de errar, que a Caixa dos Servidores é a grande realização da Saúde no Estado dos últimos 20 anos. Hoje, a Cassems está presente em 76 municípios – destes, 11 com unidades regionais -, conta com nove hospitais próprios – neste ano inaugura o 10º, em Corumbá -, distribuídos estrategicamente nos quatro cantos do Estado, que atendem, além dos beneficiários da Cassems, a comunidade não associada e outros planos de saúde. Também há 26 centros odontológicos em várias cidades, que prestam atendimento a adultos e crianças com foco na prevenção e na manutenção da saúde bucal. São oito centros médicos, seis centros de diagnósticos e três centros de prevenção. As unidades hospitalares e administrativas funcionam como polos irradiadores de desenvolvimento e suas ações se espalham em toda a cadeia da saúde de Mato Grosso do Sul, gerando, além de saúde, renda, postos de trabalho e difusão tecnológica.

    Em 2018, a Cassems está comemorando 17 anos de assistência à saúde dos servidores públicos e muito dessa longevidade se deve ao investimento em prevenção. Atual presidente, Ricardo Ayache está na Caixa dos Servidores desde a sua criação, em 2001, e foi um dos atores principais nessa mudança de rumo que consolidou a Cassems como um dos maiores planos de saúde de autogestão do país. Ricardo participou ativamente do processo de modernização que a empresa vivenciou e, logo no início da sua gestão, expôs claramente os caminhos que gostaria de trilhar a frente da entidade. Ayache mostrou que a Medicina moderna trabalha com a prevenção em vez do tratamento da doença e o trabalho preventivo ganhou muita força nas ações do plano de saúde depois de 2010 e as políticas de prevenção desenvolvidas pela Cassems tornaram-se referências.

    Ayache acredita que a prevenção é o melhor caminho para que as pessoas tenham mais qualidade de vida. “O envelhecimento populacional é uma realidade e uma conquista de todos. Cuidar da saúde antes que a doença apareça é prioridade”, afirma. “A prevenção proporciona equilíbrio para o sistema de saúde e melhor qualidade de vida para as pessoas. Na verdade, precisamos sair desse modelo de hoje, que é muito voltado para a doença. Lógico que temos de cuidar do doente, mas também temos que ter preocupação em cuidar das pessoas para que elas não adoeçam”, destaca.

    É fato que a Cassems já trabalha, desde 2007, com foco na prevenção. “Viva Saúde” e “Odontologia para Bebês” são exemplos de programas de sucesso. Porém, a partir de 2010, algumas dessas iniciativas receberam reforços e outros programas foram criados e incorporados à grade de ações preventivas. A prova de que a Caixa dos Servidores acertou em investir em prevenção é o reconhecimento pelos beneficiários. Um estudo encomendado, em 2015, apontou que 89% dos usuários da Cassems disseram estar satisfeitos com o serviço prestado pelo plano de saúde.

    No ano no qual completa seu 17º aniversário, a Cassems entrega, no primeiro semestre de 2018, a sua décima unidade hospitalar, em Corumbá. Numa área de mais de 3,1 mil metros quadrados, a nova unidade hospitalar está em fase de conclusão e abrigará uma estrutura moderna com capacidade para oferecer serviços de alta qualidade no atendimento em saúde. Serão 35 leitos, três salas cirúrgicas, pronto atendimento, centro de diagnósticos com ressonância magnética, tomografia, raio-x digital, mamografia, densitometria óssea e duas salas de ultrassom. Um laboratório de análises clínicas e um centro de especialidades médicas darão mais suporte no atendimento aos 10 mil beneficiários do plano de saúde em Corumbá e Ladário.

    O presidente da Cassems explica que, assim como os outros hospitais, o de Corumbá vai mudar a Saúde do município e da região. “A nova unidade hospitalar vai expandir os serviços de atendimento em saúde na região e permitir que a população tenha a tranquilidade e a garantia de um serviço de qualidade, sem precisar se deslocar longas distâncias em busca de uma Medicina especializada, tanto no diagnóstico como no tratamento”, pontua Ayache.

    Nesses 17 anos de existência, a Caixa dos Servidores cresceu, solidificou-se e tornou-se o maior e melhor plano de saúde do Estado e um dos melhores do país. Para os anos futuros, a diretoria da Cassems vai continuar trabalhando para que seus beneficiários continuem recebendo um atendimento digno e humanizado.

    “Nós acreditamos que cuidar da saúde vai além dos fundamentos científicos e técnicos, exige amor, respeito e dedicação. E assim reafirmamos nosso compromisso com os nossos beneficiários, investindo em qualidade de atendimento e fazendo da Cassems um plano cada vez melhor”, finaliza Ayache.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir