CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    13/03/2018

    BATAGUASSU| Vereadores pedem ao Executivo “celeridade” nas pavimentações dos bairros Jardim Campo Grande, Santa Rosa e Novo Horizonte

    © Divulgação 
    Fortes chuvas registradas no último final de semana causaram transtornos em vias públicas devido enxurradas e alagamentos 

    Os vereadores de Bataguassu solicitaram ontem, dia 12 de março, durante a 5ª Reunião Ordinária da Casa de Leis que o Executivo Municipal dê celeridade na pavimentação dos bairros Jardim Campo Grande, Jardim Santa Rosa e Jardim Novo Horizonte, em Bataguassu. 
    © Divulgação
    As fortes chuvas registradas no último final de semana causaram pontos de alagamento e enxurradas nos referidos bairros e em demais pontos do município. 

    Durante a Sessão, foi apresentada uma indicação coletiva proposta pelos vereadores Cleyton Rodrigo da Silva, Dennis Thomazini, Pastor Alessandro, Maurício do XV, Márcio Carlos da Fonseca e Renatinho pedindo ao executivo que execute as obras de pavimentação dos bairros que tem sofrido com os registros de chuvas dos últimos meses devido à falta de infraestrutura. 

    Na justificativa, os legisladores observam a preocupação com os moradores que tem sofrido transtornos como perda de móveis e até mesmo a dificuldade para circulação nos locais. 

    © Divulgação
    Na palavra livre, o vereador Cleyton Rodrigo da Silva (PTB), líder do prefeito na Câmara de Vereadores disse que em reunião no período da manhã de ontem, dia 12, com o chefe do Executivo, Pedro Arlei Caravina (PSDB), o assunto esteve em pauta e que a informação repassada é que as pavimentações já estão em fase de projeto no setor de Engenharia e que aguardam a abertura de processo licitatório. “O problema será resolvido de forma responsável”, disse o vereador. 

    Silva expôs aos presentes na reunião ordinária que a situação das chuvas não é algo novo. “Sabemos que gestores anteriores não se preocuparam em cobrar de forma legal os loteadores que só se preocuparam em vender terrenos sem garantir a infraestrutura necessária como as obras de drenagem que são de extrema importância para os bairros. O que temos hoje é reflexo de gestões anteriores”, lembrou Cleyton. 

    O vereador Dennis Thomazini também comentou sobre o assunto. “Pedimos para que as obras de pavimentação desses bairros sejam aceleradas e que contemplem também a construção de galerias para escoamento das águas. Conversamos com o prefeito para que a obra seja iniciada o mais rápido do possível e que elas sejam concluídas até o final deste ano para que em 2019 não tenhamos mais o problema repetido”. 

    O vereador Ley do Gás teceu críticas à administração municipal devido à situação das chuvas. “Estou indignado com a situação. Até quando essas pavimentações ficarão só na promessa? O prefeito precisa resolver o quanto antes essa situação”, destacou ele. 

    Entre as indicações e requerimentos aprovados, o presidente da Casa de Leis, Márcio Carlos da Fonseca reiterou uma indicação do ano passado na qual solicita do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) que promova de forma urgente a limpeza de valas do perímetro urbano da BR-267, em Bataguassu haja vista a falta de escoamento que provocou o alagamento da rodovia no referido trecho no último final de semana durante as fortes chuvas registradas no município, que dificultaram a travessia de veículos e pedestres. 

    Fonseca lembrou ainda que além do alagamento, a falta de escoamento nas valas tem causado erosões e muita sujeira. 

    De forma coletiva, todos os vereadores solicitaram ao deputado federal Vander Loubet (PT/MS) recursos financeiros para a aquisição de um castramóvel - veículo adaptado para a realização de castração em animais sob a alegação de que o município não possui local específico para o trabalho de castração de animais e que visa promover o controle de doenças, como a leishmaniose. 

    Outra indicação foi feita a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) onde se pediu por parte dos vereadores a soltura de alevinos nos rios Inhanduí e Paraná para que seja feita a proliferação de peixes no referido ecossistema. 

    O projeto de Lei nº 003/2018, de 26 de fevereiro de 2018, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Incentivo à Formação Cultural como forma de apoiar com o repasse de bolsas de incentivo a artistas aprendizes foi aprovado por unanimidade pelos vereadores na Sessão. 

    De acordo com o calendário legislativo, a sexta Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Bataguassu está marcada para a próxima segunda-feira, dia 19 de março, a partir das 18h30 (horário de Brasília). A Câmara fica localizada na rua Recanto, 82, no bairro Jardim Santa Luzia.



    Imprimir