CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    07/02/2018

    TRÊS LAGOAS| SEMEC do município desenvolve atividades e capacitações na REME para combater o Bullying escolar

    Ações têm como objetivo promover a sensibilização contra as múltiplas violências escolares.

    © DR
    Visando combater a violência escolar nas 37 unidades da Rede Municipal de Ensino (REME) de Três Lagoas, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), desenvolveu durante todo o ano letivo de 2017, como parte da proposta pedagógica, ações em combate ao bullying.

    Durante todo o ano de 2017 os profissionais da educação das Unidades Escolares foram capacitados com a formação "Direitos Humanos na Escola" com o intuito de promover a sensibilização contra as múltiplas violências escolares provocadas pelo bullying. Os educadores desenvolveram dentro das Unidades Escolares durante o ano, atividades transversais dentro das propostas pedagógicas que privilegiaram a diversidade religiosa, étnica, cultural e econômica.

    Segundo o Coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, Leles Guilherme, os Profissionais da educação lidam diariamente com conflitos que acontecem dentro das suas Unidades Escolares, e são responsáveis por mediar essas situações promovendo a cultura da resiliência e paciência.

    Leles explica que ofícios foram encaminhados a todas as unidades questionando sobre os registros de bullying no ano anterior. Os diretores registraram alguns exemplos de iniciativas que foram utilizadas para minimizar a violência escolar, sobre a premissa do diálogo e reflexão entre vítimas, agressores e familiares.

    “Os alunos (vítima, agressor e plateia) foram convidados a repensar suas práticas e seus pais e responsáveis ficaram cientes das agressões e orientados dentro das particularidades de cada atendimento como poderiam ajudar a escola. Acreditamos que o trabalho de prevenção e combate ao Bullying Escolar acontece com o envolvimento da Comunidade Escolar. Como já dizia o provérbio africano ‘É preciso uma Aldeia inteira para Educar uma criança’ e nesse sentido estamos atentos a tudo e a todos”, afirmou Leles.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir