Evento recebeu cerca de 2,5 mil pessoas no sábado. Prova premiará pescadores em dinheiro.
![]() |
Provas estão sendo realizadas no Rio Paraguai neste domingo (Fotos: Toninho Ruiz) |
Pescadores esportivos participam neste domingo (25) do concurso de pesca embarcada no Rio Paraguai, em Porto Murtinho – a 431 km de Campo Grande. A competição abre a temporada de pesca, que inicia oficialmente a partir de 1º de março.
No concurso, o participante poderá embarcar, apoitar e utilizar o molinete e outros apetrechos autorizados para o pesque e solte. No final, os fiscais da prova somarão a pontuação dos concorrentes. Os vencedores serão premiados e dinheiro.
O prefeito João Delevatti (PSDB) informou que somente no sábado cerca de 2,5 mil pessoas participaram das atividades realizadas no sábado. A PMA (Polícia Militar Ambiental) também acompanha o evento, medindo, pesando e retornando os animais para a água.
“Temos a consciência da preservação do Rio Paraguai, que nos renova a cada ano trazendo mais peixes, e precisamos fazer com que o turista se sinta melhor que na casa dele. É fundamental passar isso para a população”, destacou o prefeito.
Os participantes ainda serão agraciados no fim do dia com apresentações musicais, conforme a programação do evento.
A modalidade pesque e solte está aberta desde o dia 1º de fevereiro no Rio Paraguai. Com a intensa movimentação de turistas, a PMA reforçou a fiscalização com foco principal na prevenção e repressão à pesca predatória durante a Piracema, quando os peixes sobem os rios em direção às cabeceiras para desovar. A proibição de captura se dá para garantir a reprodução das espécies e manter os cardumes.
Além do Pesque e Solte no rio Paraguai, a única pesca permitida durante a Piracema nos demais rios do Estado é a pesca de subsistência. Os ribeirinhos e populações tradicionais que precisam da proteína do peixe para manutenção de suas vidas podem capturar até 3 quilos ou um exemplar de qualquer peso ao dia, respeitando as medidas permitidas. Porém não podem comercializar em hipótese alguma.
Fonte: campograndenews
Por: Gabriel Neris

