CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/01/2018

    Showtec 2018: Senar/MS promove dia da Horticultura e mostra inovações na atividade econômica

    © Rodrigo Corrêa
    O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou, durante a Showtec 2018, o Dia da Horticultura, uma oportunidade que produtores rurais e empresas especializadas neste ramo tiveram de trocar experiências e conhecimento durante os giros tecnológicos pelos canteiros da Vitrine Hortifrúti, uma ação da entidade juntamente com a Fundação MS com parceria da Famasul, Sindicato Rural de Maracaju e Sebrae.

    O Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS mobilizou produtores atendidos pelo Programa Hortifrúti Legal dos municípios de Maracaju, Rio Brilhante, Novo Horizonte, Glória de Dourados, Angélica, Fátima do Sul e Ivinhema. Os visitantes conheceram as tecnologias de mulching – sistema que consiste em cobrir o solo com um filme plástico de espessura fina, para proteger a terra e o sistema radicular das plantas -, fertirrigação e cultivo protegido.

    O coordenador da ATeG Hortifrúti Legal, Dorly Pavei, afirma que a iniciativa “serve para demonstrar aos produtores novas tecnologias além de fomentar a cadeia do hortifrúti no MS, uma vez que 80% do que é consumido aqui advém de outros estados. Mais que uma atividade secundária, a hortifruticultura pode se consolidar como fonte de renda principal de qualquer propriedade”.
    © Rodrigo Corrêa
    Os produtores também puderam conhecer cultivares de hortaliças, as quais contam com resistência a doenças de parte aérea e solo. “A vitrine pode mostrar a importância das pesquisas na área, já que temos clima e solo favoráveis para produção local. É espetacular complementar nosso trabalho de assistência continuada ao produtor com esse intercâmbio, tirar as dúvidas e ajudá-los na profissionalização da atividade, principalmente para que eles possam alcançar o melhor preço para seus produtos”, aponta o supervisor do programa, Darlan Souza Flauzino.

    Os participantes se surpreenderam com as tecnologias apresentadas na feira. “Fiquei impressionado com os pés de alface daqui que estão muito bonitos. Pretendo implantar tudo que aprendi hoje e fazer valer meu negócio”, diz o produtor de Fátima do Sul, Deusdedith Gonçalves da Silva, que além das hortaliças folhosas, produz mandioca, urucum, cebola, quiabo, maxixe, abóbora, e desenvolve a piscicultura na propriedade.

    Luiz Plizzari, de Novo Horizonte do Sul, há cinco meses é atendido pelo programa Hortifrúti Legal e aceitou o convite para participar do giro tecnológico. “No verão é mais difícil de você manter a produção, por conta do calor e das chuvas, principalmente, as folhas. Com a orientação do técnico pude optar pelo cultivo da cenoura, e encontrar um bom mercado para o alimento. A assistência foi tudo e hoje essa vitrine mostra que estou no caminho certo”, declara.

    O Dia da Horticultura teve o apoio do Sebrae/MS. “Essa parceria com o Senar/MS visa fazer com que o pequeno produtor possa ter um ganho de renda e melhoria na qualidade de vida. O produtor precisa ter conhecimento, para fazer o investimento certo, e aí sim ter o lucro certo da sua propriedade. Essa ação consolida a vontade de empreender desses produtores”, explica o coordenador de projetos em agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.

    Sobre o Showtec – A feira de tecnologias é considerada uma das maiores do segmento da agricultura e agropecuária do Brasil e está marcada para os dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2018. “Temos neste evento, todos os elos envolvidos no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul”, afirma o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.

    O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras e Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul, com patrocínio do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O Showtec conta, ainda, com o apoio do Sicredi, Agrisus e Prefeitura Municipal de Maracaju.

    Sobre o Sistema Famasul – O Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) é um conjunto de entidades que dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais de Mato Grosso do Sul. É formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural (Funar), Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MS) e pelos sindicatos rurais do Estado.

    O Sistema Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Como representante do homem do campo, põe seu corpo técnico a serviço da competitividade da agropecuária, da segurança jurídica e da valorização do homem do campo. O produtor rural sustenta a cadeia do agronegócio, respondendo diretamente por 17% do PIB sul-mato-grossense.


    Fonte: Assessoria de Comunicação Senar/MS  
    Por: Rodrigo Corrêa


    Imprimir