CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    18/12/2017

    TRÊS LAGOAS| Saúde adquire novas tiras de aferição de glicose para pacientes insulinodependentes

    Antigos aparelhos devem ser devolvidos para o paciente poder retirar as novas tiras com o novo medidor

    © Divulgação
    A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, por meio do Departamento de Medicamentos e Laboratório, desde quinta-feira (14), disponibiliza novas tiras de aferição de glicose, com os respectivos e adequados medidores em todas as farmácias das Unidades de Saúde.

    As novas tiras de aferição de glicemia são necessárias para o paciente insulinodependente monitorar os níveis de glicose no sangue, seguindo as orientações do médico.

    Por isso, ter um medidor de glicose com as respectivas tiras faz parte do tratamento de quem tem diabetes e o auto monitoramento é imprescindível para quem precisa tomar insulina, como explicou a enfermeira Andrea da Silva Nakamura, diretora do Departamento de Medicamentos e Laboratório da SMS.
    © Divulgação
    “Esse monitoramento é indicado e controlado pelo médico do paciente”, observou a diretora da SMS. É também o médico que prescreve a quantidade de vezes que o paciente deverá fazer os testes de glicose.

    Andrea informou que o aparelho antigo deve ser devolvido à farmacêutica da Unidade de Saúde, para o paciente poder retirar o novo e as novas tiras de aferição de glicemia.

    “No ato da troca de aparelho, o paciente assina um termo de responsabilidade. Se houver alguma ocorrência de perda, furto ou roubo, ele tem que comunicar o acontecido à autoridade competente, porque o aparelho é patrimônio público da SMS”, explicou.

    A substituição do aparelho se faz necessária para se adequar à marca das tiras de aferição da dosagem de açúcar no sangue, que foram adquiridas pela SMS.

    Estima-se que, em Três Lagoas, 900 pessoas são dependentes de insulina no tratamento e controle de diabetes.


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir