CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    17/11/2017

    BATAGUASSU| Secretaria Municipal de Saúde oferece testes rápidos caninos em combate à leishmaniose

    © Micael Nunes
    A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde estará neste sábado, dia 18 de novembro, disponibilizando testes rápidos caninos para diagnóstico da leishmaniose visceral.

    A ação ficará concentrada no estacionamento da Secretaria, localizada na Avenida Porto XV de Novembro, das 8 às 17 horas (horário de Brasília) e contará com um estande reservado para coleta de amostras de sangue dos cães.

    Segundo a secretária municipal de Saúde, Maria Angélica Benetasso, a mobilização visa combater a incidência da doença no município, que entre os meses de outubro e novembro já diagnosticou três novos casos de leishmaniose em humanos. No decorrer deste ano, já são quatro casos confirmados da doença.

    Maria Angélica lembra que os munícipes que passarem pelo local na data poderão obter mais informações e tirar dúvidas sobre o ciclo de vida do inseto lutzomyia longipalpis popular mosquito-palha, transmissor da leishmaniose; além de aprenderem sobre formas de prevenção e sintomas da doença.

    A ação preventiva e educativa, e que é gratuita, terá participação dos profissionais da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, além de voluntários – entre médicos veterinários, técnicos e agentes de saúde.

    PREVENÇÃO

    Entre as orientações para a prevenção da leishmaniose, a recomendação é realizar o descarte correto de materiais orgânicos, já que o mosquito transmissor da doença se reproduz em áreas de criadouros de animais e em meio a materiais orgânicos em decomposição, como restos de comida, fezes, grama ou poda de árvores deixados em lugares úmidos e sombreados.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir