CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    10/10/2017

    Projeto de Lei do Dr. Paulo Siufi inclui hemofílicos na gratuidade de transporte intermunicipal

    © Divulgação/ALMS
    Durante a sessão parlamentar desta terça-feira, 10, o deputado estadual Dr. Paulo Siufi apresentou projeto de lei para alterar a lei estadual 4.086/2011, que dispõe sobre a concessão de gratuidade ou desconto no sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros. Atualmente, o benefício é concedido a idosos e portadores de deficiências. Com o PL, Dr. Paulo Siufi pretende incluir as pessoas com hemofilia, desde que comprovadamente carentes. A hemofilia reduz os níveis do fator de coagulação do plasma sanguíneo.

    De acordo com o deputado, que também é presidente da Comissão Permanente de Saúde da ALMS, a gratuidade do transporte irá beneficiar os hemofílicos que viajam para realizar o tratamento de reposição intravenosa dos fatores de coagulação deficientes no sangue. Além disso, o paciente precisa fazer exames regulares na Capital e, em alguns casos, transfusão de sangue.

    “Minha intenção é facilitar o deslocamento desses pacientes de um município para outro, porque eles precisam vir para Campo Grande para fazer uso do fator 8, que é um fator de coagulação que só encontramos aqui e que muitas vezes falta no Hemosul. E muitas delas não têm condições financeiras de pagar pelo transporte”, explicou o deputado Dr. Paulo Siufi. 

    Após análise e apreciação pela CCJR, a proposta será discutida e votada em Plenário.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir