Hospital do Câncer Alfredo Abrão definiu critérios para fazer procedimento
Exame de mamografia no Hospital do Câncer acontece de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 15h - Divulgação |
O Hospital do Câncer Alfredo Abrão informou que o exame de mamografia que está sendo feito gratuitamente em Campo Grande neste mês de outubro vai atender alguns critérios. A campanha é por conta do Outubro Rosa, que alerta sobre cuidados com a saúde da mulher.
O exame de prevenção e diagnóstico está sendo feito em mulheres com idades entre 40 e 69 anos. Quem tem histórico familiar de câncer de mama pode realizar o procedimento mesmo que tenha menos de 40 anos.
O atendimento, que não precisa ser agendado, é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 15h e a fila é ordenada por ordem de chegada.
"A pessoa deve ir com documento de identidade e carteira do SUS (Sistema Único de Saúde)", informou nota do Hospital do Câncer. Por conta da grande demana, a espera tem sido grande, confirmou a unidade hospitalar.
Para quem precisar informar-se pode entrar em contato pelo telefone (67) 3041-6000, no ramal 6069. O HC Alfredo Abrão fica na Rua Marechal Rondon, 1053, esquina com a Avenida Ernesto Geisel, no Centro de Campo Grande.
De acordo com a médica especialista em oncologia clínica, Núbia Morais, Campo Grande tem 120 mil mulheres na faixa etária que o hospital tem como alvo alcançar, mas menos de 10% desse grupo já fizeram o exame de mamografia.
“Isso demonstra que são poucas mulheres que estão procurando o método da prevenção, através da mamografia, porque 60% das pacientes que chegam ao hospital estão com estágio avançado do câncer, em alguns casos, incuráveis”, alertou a médica.
As chances de cura aumento consideravelmente quando há a detcção precoce. “Sabemos da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, conseguimos com a prevenção atingir um índice de cura muito maio”, explicou a oncologista.
Durante participação na tribuna da Câmara Municipal na quinta-feira (5), a médica explicou que o Estado tem custo de R$ 45 para realizar um exame de mamografia. Enquanto isso, a realização do tratamento com quimioterapia chega a R$ 1,4 mil por mês. "No ano passado 50 mil mulheres de Campo Grande não realizaram o exame de mamografia. Isso é alarmante”, apontou Núbia Morais.
A campanha do Outubro Rosa começou em 1990 e ainda não conseguiu expandir-se a ponto de orientar todas as mulheres sobre a necessidade de prevenção.
TODOS OS SÁBADOS
Durante os sábados deste mês, a Câmara Municipal vai distribuir materiais informativos em diferentes avenidas de Campo Grande para orientar mulheres sobre a prevenção contra doenças.
A distribuição dos informes vai acontecer entre 8h e 11h30 e a organização desses eventos é da Procuradoria Especial da Mulher, que é composta pelas vereadores Dharleng Campos (presidente - PP) e Enfermeira Cida Amaral (vice-presidente - Podemos).
Para mais informações é possível também procurar algumas unidades de saúde:
Hospital de Câncer Alfredo Abrão - Rua Cândido Mariano, 1053 – Centro – Fone: (67) 3041-6000.
Hospital de Câncer de Barretos – Avenida Vereador Thyrson de Almeida, 3155 – Bairro Aero Rancho – Fone: (67) 3304-6600.
Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande – Rua Bahia, 280 – Centro – Fone: (67) 3314-3000.
Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul – Parque dos Poderes, Bloco VII – Fone: (67) 3318-1600.
Fonte: CE
Por: RODOLFO CÉSAR