CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    27/10/2017

    BATAGUASSU| Secretaria de Saúde promove ciclo de palestras em prevenção à Dengue em escolas

    © Micael Nunes
    O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue está sendo tema de um ciclo de palestras iniciado esta semana pela Secretaria Municipal de Saúde e voltado as instituições escolares municipais, estaduais e particulares. A ação faz parte da Semana Nacional de Mobilização para Combate ao Aedes Aegypti promovida pelo governo federal.

    De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância em Saúde, Paula Romão Dias, o objetivo da atividade é conscientizar alunos e demais membros da comunidade escolar (professores, coordenadores e servidores administrativos) sobre a importância da prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, antes mesmo da chegada do verão. “Com esse contato, os alunos se tornam potenciais multiplicadores dessas informações em casa, repassando para os pais, amigos e vizinhos”, explica ela.
    © Micael Nunes
    Foram visitadas na semana, as escolas municipais “Marechal Rondon”, Centros de Educação Infantil (CEI) “Casa da Vovó Diva” e “Irmã Pura Pagani”. A intenção, segundo a coordenadora, é atender todas as escolas locais, repassando orientações sobre como identificar os possíveis criadouros, como combater a proliferação das larvas do mosquito, sintomas da doença e cuidados básicos de prevenção.

    As palestras estão sendo ministradas pelas equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e Vigilância em Saúde.

    MUTIRÕES

    A coordenadora observa que o município retomou no início deste mês, os mutirões de limpeza em combate à dengue com a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Endemias.

    Paula lembra que no período de chuvas, o cuidado com os quintais deve ser redobrado. “É nosso dever eliminar todo e qualquer criadouro do mosquito em nossas casas e em nosso ambiente de trabalho. É uma luta constante que necessita do engajamento de todos”, disse.

    Ela informa que neste sábado, dia 28 de outubro, à partir das 8 horas (horário Brasília), está agendado o “Dia D” de mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti, com a participação do Comitê Municipal de Combate à Dengue que envolve Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Endemias, servidores das Secretarias Municipais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, clubes de serviços, entidades assistenciais e demais membros da sociedade civil.

    A saída do mutirão será realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, com ação percorrendo todo o município recolhendo materiais que acumulem água e que possam se tornar possíveis criadouros do vetor, como depósitos de plástico, garrafas, pneus. Além da remoção dos objetos, os moradores receberão orientações a respeito dos cuidados necessários para diminuir a incidência de focos do Aedes.

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir