Um total de 283 cadastros de possíveis doadores voluntários de medula óssea foram realizados durante uma campanha promovida no dia 30 de setembro, em Bataguassu.
© Micael Nunes |
A ação, parceria entre Secretaria de Estado de Educação, Coordenadoria Regional de Educação de Três Lagoas (CRE-12), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), Secretaria Municipal de Saúde e Hemosul, foi desenvolvida simultaneamente no município e no Distrito de Nova Porto XV.
Puderam participar da mobilização doadores voluntários com idade entre 18 e 55 anos, com bom estado de saúde.
Durante o cadastro, em torno de 5 ml de sangue foram retirados do possível doador como em um exame de laboratório. O candidato, por sua vez, é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A partir da coleta, os dados genéticos dos doadores são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula e se houver compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.
© Micael Nunes |
Conforme o Hemosul, o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia e algumas outras doenças relacionadas a sangue.
Para a mobilização, as escolas estaduais e municipais auxiliaram na divulgação da campanha, que envolveu ainda parceiros como Lions Clube e a Liga de Bataguassu Contra o Câncer.
CAMPANHA ANTIRRÁBICA
Na mesma data, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o “Dia D” da Campanha Antirrábica, com o oferecimento de imunização para cães e gatos.
Fonte: ASSECOM