CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    06/10/2017

    Arara azul protagoniza espetáculo gratuito sobre preservação ambiental

    © Divulgação
    Após 20 apresentações no Teatro Prosa do Sesc Horto, em Campo Grande, a peça de teatral “Aventuras no Mundo Encanado”, será encenada pela última vez nesta temporada neste sábado (07) às 15 horas. A entrada é gratuita e aberta a todo o público. O espetáculo de teatro de bonecos é viabilizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, com produção da 3 Apitos Cultura, patrocínio da Águas Guabiroba e apoio do Instituto Equipav.

    A peça é protagonizada pela personagem Arareca, uma arara azul rapper que faz suas rimas em defesa do meio ambiente. Ameaçada de extinção no Pantanal, ela vem com a família para a Capital para conscientizar a população sobre a importância da preservação.

    O espetáculo está em cartaz em comemoração ao Mês da Criança e desde o início da semana está com cinco apresentações diárias recebendo alunos de escolas públicas e particulares da Capital. “Encantamento é a palavra que resume a peça. Tenho recebido muito retorno dos professores dizendo que os alunos estão saindo do teatro encantados. A peça tem um certo romantismo, mostra a família, o namoro, isso cativa o público. Ouvimos suspiros da plateia, alegria, torcida. Essas nuances têm muita emoção. Conseguimos chegar em um ponto muito bacana”, avalia a diretora Lu Bigattão.
    © Divulgação
    Além de divertir, a peça também é uma ação de educação ambiental. O texto traz importantes mensagens sobre a importância da preservação do meio ambiente e chama a atenção para o impacto que o ser humano causa na natureza. Tudo isso com trilha sonora tocada ao vivo, no palco.

    Para a professora Cíntia Possas, da Escola Municipal Licurgo de Oliveira Bastos, a peça ajuda a ensinar de forma lúdica, prende a atenção dos estudantes e fixa o conteúdo que deseja repassar. “A gente trabalha com educação ambiental na escola. Vemos que a ludicidade atrai mais a atenção deles. Teve aluno que se emocionou. É um aprendizado que todos levarão para a vida inteira”, comenta.

    “Eu gostei porque fala sobre o meio ambiente. Aprendi que não pode desmatar a floresta e nem matar os animais”, resume o estudante Luilton Victor Gomes, de 10 anos, aluno do 5º ano da Escola Estadual Antônio Delfino Pereira, da comunidade Tia Eva. “Achei bem interessante porque conscientiza, muita gente não preserva a natureza, fazem o contrário”, diz a aluna Ana Laura da Luz Gonçalves.
    © Divulgação
    “Aventuras no Mundo Encanado” foi a primeira experiência teatral de diversos alunos que foram ao Sesc Horto nesta semana. Além de ser uma peça gratuita, a produção também viabilizou transporte para algumas escolas públicas levarem seus alunos. Como o estudante Leonardo Fernandes da Silva, de 11 anos. “Achei massa. Tem luz, tem música. É muito legal! Aprendi que não pode jogar lixo na natureza, devemos manter a água limpa cuidando do meio ambiente”, conta.

    Outra novidade nas apresentações deste ano é a tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais), voltada para o público com deficiência auditiva.

    Além de Campo Grande, a peça passará por 18 cidades de outros cinco estados (Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro, Maranhão e Pará), somando 160 apresentações gratuitas em teatros, praças e escolas, sempre com texto características regionais no texto e personagens. Esta é a quinta edição do projeto. De 2013 a 2016, o espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” realizou 518 apresentações gratuitas pela Lei Rouanet e impactou diretamente cerca de 98 mil crianças.

    Aventuras no Mundo Encanado – última apresentação

    Data: 07/10

    Horário: 15h

    Local: Teatro Prosa – Sesc Horto | Campo Grande


    Fonte: ASSECOM


    Imprimir