CAMPO GRANDE (MS),

  • LEIA TAMBÉM

    19/09/2017

    TRÊS LAGOAS| Abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito conscientiza os motoristas a serem mais tolerantes

    O tema do ano é “Sua atitude faz a diferença no trânsito”

    © Divulgação 
    A Semana Nacional de Trânsito de Três Lagoas, organizada pelo Departamento de Trânsito (DETRAN), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal, teve início oficial nesta segunda-feira (19), durante evento realizado na Câmara de Vereadores. Trazendo o tema “Sua atitude faz a diferença no trânsito”, a ação segue durante toda essa semana com palestras, blitz educativa e passeata.
    © Divulgação 
    O evento, que contou com a participação de representantes da Polícia Militar de Três Lagoas, 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros, Detran, SEST/SENAT e Centro de Formação de Condutores (CFC), além de alunos da Escola Estadual Dom Aquino e sociedade civil, expôs diversos pontos sobre a segurança no trânsito e como a tolerância é o caminho para um trânsito mais seguro e humano.
    © Divulgação
    Conforme o subcomandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Três Lagoas (2ºBPM/TL), somente no ano de 2017 foram contabilizadas 10 mortes no trânsito do município, além disso foram mais de 930 notificações entre o não uso de cinto de segurança, uso do celular ao dirigir ou envolvimento de bebida alcoólica e direção. “O mais preocupante é que, do total de notificações, mais de 400 foram para motoristas não habilitados, algo que amplia ainda mais a violência e a insegurança no trânsito”, explica.
    © Divulgação
    Para o diretor de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), o trânsito seguro é composto por pequenas atitudes. “Temos que deixar o hábito de usar o celular ao dirigir, sempre usar o cinto de segurança e, o mais importante, sermos tolerante para as adversidades, pois com isso evitamos brigas de trânsito e, em muitos casos, acidentes”, comenta Flávio Thomé.
    © Divulgação
    Para a gerente regional do Detran, Solange de Fátima, a Semana Nacional do Trânsito vem para conscientizar a população. “Queremos mostrar qual o papel do cidadão no trânsito, além ainda de desenvolver valores, respeito e forçar a refletir sobre quais as atitudes são necessárias para que possamos ter um trânsito melhor”, diz.
    © Divulgação 
    No ato, o vice-prefeito de Três Lagoas, Paulo Salomão, representando o chefe do executivo municipal, Ângelo Guerreiro, enfatiza que a Prefeitura dá total apoio a essas ações, pois os números são alarmantes. “Temos que ter a consciência sobre o risco no trânsito, afinal, hoje, além de todos os problemas já vistos, temos uma nova arma, que é celular, tanto que somente nesse ano foram 116 notificações referente ao uso do celular enquanto dirige. Três Lagoas não é mais uma cidade pacata, atualmente temos mais de 83 mil veículos cadastrados e por conta disso precisamos de campanhas de conscientização, mas é necessário que a população também faça a sua parte por um trânsito mais seguro”, finaliza.


    © Divulgação

    Fonte: ASSECOM


    Imprimir